Barbalha - Sete padres celebram as exéquias e sepultam Monsenhor Eusébio

Barbalhenses e Missãovelhenses dão o último adeus ao benfeitor Monsenhor Eusébio

Padre José Vicente vigário geral da Diocese do Crato preside Missa das Exéquias do Monsenhor Eusébio de Oliveira Lima, e concelebraram os padres: Cícero Leandro, Carlos Aguiar, Emanuel Alexandre, Joaquim Ivo dos Santos, João Fernando e Antônio Luiz.   

Barbalha-CE 

Na manhã desta quinta-feira (2), barbalhenses no isolamento social por conta da Covid-19, se despediram do grande benfeitor religioso Monsenhor Eusébio de Oliveira Lima, falecido ontem (1) em leito de UTI do Hospital São Vicente de Paulo, acometido por coronavírus, ele estava sob os cuidados especiais dos profissionais de saúde desde quinta-feira passada (25), quando passou por uma bateria de exames e testou positivo Covid-19.

Hospital São Vicente faz homenagem a Monsenhor 

Direção e Funcionários do Hospital São Vicente de Paulo prestando homenagem ao Monsenhor Eusébio de Oliveira Lima como seu grande benfeitor.

As homenagens de despedidas começaram em frente ao Hospital São Vicente de Paulo, com a direção e funcionários cantando, rezando e agradecendo ao seu benfeitor Monsenhor Eusébio de Oliveira Lima, a diretora executiva Irmã Rosamaria em lágrimas, embargou a voz dizendo que Monsenhor fez muito pelo Hospital, foi ele que com muita coragem deu o pontapé para a construção do hospital, quando tendo a frente à Irmã Edeltraut deu continuidade a unidade de saúde, Monsenhor Eusébio muito obrigado, descanse em paz e um dia nos encontraremos no reino do céu, disse Irmã Rosamaira de Lira. 

Ao lado da irmã, Sandoval Barreto, disse que é um momento muito triste para toda Barbalha pelo grande homem que estamos perdendo, pelo benfeitor desse hospital, estamos vivendo uma situação muito difícil com essa pandemia, e nosso querido Monsenhor Eusébio foi atingido e também uma vítima do coronavírus. Monsenhor Eusébio foi um grande servo de Deus na nossa paróquia de Santo Antônio e deixou um grande legado nas nossas comunidades e também em Missão Velha. Disse Sandoval Barreto. 

A devota de São José padroeiro de Missão Velha, senhora Socorro Ribeiro, esteve presente no sepultamento do Monsenhor Eusébio, ela disse, que, Missão Velha esta enlutada, triste e chorando pela partida de um grande benfeitor que por 16 anos fez o bem e no coração do povo missãovelhense pregou a palavra de Deus e evangelizou os devotos de São José. 

Cortejo fúnebre do Monsenhor Eusébio passa pela Rua do Vidéo.

O Pároco da Paróquia de São José de Missão Velha, padre Antônio Luiz, disse que esse é um momento de grande sentimento tendo em vista os laços de amizade, carinho, presença nas famílias e nas comunidades pastorais e movimentos religiosos que compões a histórica paróquia de São José, a quem ele serviu durante 17 anos no exercício do seu sacerdócio, deixou marcas muito fortes, entre elas a devoção a Mãe Rainha com a implantação do Santuário na entrada da cidade. Estamos dando a Deus aquilo que já pertence a ele que é a vida do Monsenhor Eusébio. 

Padre José Vicente vigário geral da Diocese do Crato, representando o bispo diocesano, presidiu a missa das Exéquias, concelebrada por seis sacerdotes. 

Cortejo fúnebre chega a Igreja Matriz de Santo Antônio. 

Padre José, disse que no sentido da passagem da vida para a morada eterna, nesse sentido nós estamos confortados, porque, Monsenhor Eusébio era uma pessoa exemplar, um homem de Deus, ele conseguiu ser fiel à vida toda a Deus, e nós deveremos seguir o exemplo dele servindo a Deus Nosso Senhor. Monsenhor foi um grande pregador, foi um grande catequista, que é aquele que educa na fé, ele educava e orientava a doutrina que é a identidade do cristão católico. Destacou o padre José Vicente. 

Padre Cícero Alencar, que foi pároco da paróquia de Santo Antônio, hoje está em Aurora à frente da paróquia do Menino Jesus, ele disse, que, toda Diocese do Crato está em luto e de modo especial a Barbalha que foi a cidade escolhida por Monsenhor Eusébio para viver a sua vida, ele foi um grande catequista. Recém-ordenado cheguei a Barbalha, encontrei no Monsenhor um nobre amigo, um grande conselheiro, um maravilhoso colaborador, em qualquer dificuldade a gente recorria a ele, que, era uma pessoa sempre solicita, estava sempre pronto a servir e ajudou muito nas celebrações da paróquia de Santo Antônio.     

Corpo de Monsenhor Eusébio de Oliveira Lima é levado a sepultura dentro da Igreja Matriz de Santo Antônio.

Da Paróquia de Sant’Ana de Coelho Neto/MA, o barbalhense padre Renário dos Santos, disse que recebeu com muita tristeza a notícia do falecimento do Monsenhor Eusébio, como Salvatoriano quero lhe expressa minha homenagem a um grande servo de Deus, irmão também de outro grande Salvatoriano Dom Afonso de Oliveira Lima, que deixou um grande legado para a nossa terra. Monsenhor iniciou a construção do Hospital São Vicente de Paulo. Nesse momento Deus abençoe a todo povo de Barbalha. 

Da cidade de Moema/SP, o barbalhense sacerdote Samuel Alves, disse que, recebeu com muita tristeza a notícia do falecimento do padre Eusébio de Oliveira Lima, ele foi um grande Salvatoriano, inclusive recém-ordenado ele foi vigário paroquial da paróquia de Nossa Senhora Aparecida aqui de Moema/SP, a onde eu trabalho atualmente aqui em São Paulo. Padre Samuel relembrou que Monsenhor Eusébio foi quem celebrou do casamento dos meus pais. Que Deus na sua infinita bondade de reconhecimento por tudo àquilo que ele representou no coração do povo que ele evangelizou e conduziu a Jesus Cristo. Um forte abraço. Falou padre Samuel, de Moema/SP.

A Missa das Exéquias foi presidida pelo padre José Vicente, vigário da Diocese do Crato, também representando o bispo diocesano Dom Gilberto Pastana. 

Silva Neto  (Imagens: SilvaNetodiariodocariri.com)    

Homenagens póstumas com rosas que perfumam as mãos de quem as recebem