Barbalha e mais 4 cidades entram em isolamento rígido nesta segunda-feira (29)

Barbalha já tem 1.530 notificações sobre coronavírus

O avanço da Covid-19 no interior do Ceará promove mudanças administrativas para tentar conter a curva ascendente de infectados e de mortos, as mudanças são rígidas para barrar a circulação da doença, as autoridades municipais e o governador do Ceará estiveram alinhando as decisões com base na análise dos especialistas da área da saúde e que deverá reduzir o ritmo de contágio da Covid-19 em cada região.

Veja os dados da Covid-19 do boletim deste sábado 27, conforme a Secretaria de Saúde de Barbalha:

Confirmados 325

Recuperados 208

Tratamento domiciliar 95

Tratamento hospitalar 16

Óbitos 06

Descartados 624

Suspeitos 581 

Notificados 1.530.

Pelos dados da semana transcorrente de 21 a 26 de junho, os estudos dos especialistas mostram que a Covid-19 está se propagando muito rápido em mais cinco cidades que agora entraram para a lista de atenção especial, são: Iguatu, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Tianguá que se juntam aos Municípios de Sobral e Juazeiro do Norte e passam a adotar medidas mais rígidas de isolamento a partir desta segunda-feira (29). 

A decisão de fazer isolamento rígido foi anunciada pelo governador Camilo Santana durante uma transmissão ao vivo pelas redes sociais. Ele comentou que a decisão foi baseada na análise dos especialistas da área da saúde e que deverá reduzir o ritmo de contágio da Covid-19 em cada região. 

Camilo também destacou que a medida deverá dar mais tempo para o Governo do Estado ampliar a rede de atendimento hospitalar no Interior para garantir que os casos mais graves da doença possam ser tratados. 

"Vamos recomendar que todos os municípios ao redor de Tianguá possam adotar medidas mais rígidas. E faremos isso com as outras cidades ao redor desses outros municípios. O objetivo é diminuir o ritmo de avanço da doença e nos dar tempo para ampliar a rede de atendimento hospitalar", disse. 

A Capital continua na segunda fase do plano de retomada da economia, enquanto outros municípios da Região Metropolitana de Fortaleza seguirão na primeira fase. Outras regiões do Estado seguem na fase de transição.

Silva Neto 

Governador Camilo Santana zelando a saúde da população determina isolamento mais rígido para Barbalha e mais outras cidades do interior.