Procissão de Santo Antônio emociona barbalhenses pelas ruas da cidade

Festa foi levada aos corações dos devotos com o tema: Santo Antônio, nesta vida, sois nosso Protetor!

Carro andor de Santo Antônio saindo da residencia do casal Marciano Teles e dona Marly, este ano completando 40 anos que o carro andor é ornamentado na casa desse casal maravilhoso. 

Pelas origens da história a partir de 1928, quando da primeira vez do hasteamento do pau da bandeira de Santo Antônio em Barbalha, pelo então pároco padre José Correia de Lima, até os dias atuais, por nenhum barbalhense passou qualquer ideia, pensamento ou mesmo em sonho, que um dia a festa do padroeiro, com o pau da bandeira, o trezenário, as quermesses, sorteio da rifa e a procissão, tudo seria de maneira virtual, por transmissão via online, mantendo todos os devotos distantes do seu santo protetor para evitar aglomerações e a transmissão do coronavírus, algo imaginável, mas agora é real. 

Em 2020 a festa foi levada aos corações dos devotos com o tema: Santo Antônio, nesta vida, sois nosso Protetor! 

Neste ano 2020, a pandemia Covid-19 causou grandes mudanças em todos os cenários da vida, e nessa brusca mudança, a festa do padroeiro Santo Antônio também teve que se adequar as determinações do isolamento social, na igreja matriz as celebrações das trezenas e das missas pelos padres, ministros e colaboradores com redução de presença, e em casa os devotos acompanhando pelas redes sociais. 

Neste sábado 13 de junho, pelo calendário religioso dia dedicado a Santo Antônio, às 09hs missa de encerramento pelo pároco padre Cícero Leandro e concelebraram os padres Emanuel Dias Alexandre e Carlos Aguiar, já no período da tarde, das 16 às 18hs, aconteceu à procissão do glorioso taumaturgo Santo Antônio, o carro andor cumpriu grande roteio por quase todos os bairros da cidade, por onde passou muito se viu devotos com mãos estendidas para Santo Antônio, pessoas emocionadas chorando, pessoas de joelho suplicando as graças de Santo Antônio, em palavras reais uma procissão repleta de emoções para a população devota de Santo Antônio.  

No percurso da procissão, o devoto Antônio Ernanes de Freitas rezou com a população, e o grupo de animadores proporcionou imensa alegria cantando com a comunidade. A direção do Hospital Santo Antônio de Barbalha recepcionou a procissão com bonita bateria de fogos de artifícios e tocadas instrumentais pela Filarmônica São José, tornando um momento ímpar para a comunidade do Bairro Santo Antônio.

Apesar da situação do momento não permitir na igreja matriz a presença das comunidades, das pastorais, dos movimentos religiosos e da família católica, a festa de Santo Antônio pela primeira vez virtual foi realizada com grande devoção e fé.

Tudo aconteceu dessa forma pela real situação imposta pelo pequeno elemento invisível coronavírus, que, de forma silenciosa infecta, destrói a máquina pulmonar humana, acaba com a vida em poucos dias e mata o homem sem respiração.  

Todo percurso da procissão de Santo Antônio se realizou cumprindo as determinações da justiça no sentido de evitar aglomerações, e fundamental foi o apoio da briosa Polícia Militar. 

Silva Neto      

Devota se posta de joelho fazendo suas preces a Santo Antônio

Na Rua Zuca Sampaio devota se ajoelha agradecendo as bênçãos de Santo Antônio 

Barbalhenses aplaudem e registram a passagem da procissão de Santo Antônio

Devoto Agostinho José dos Santos e família felizes com a passagem de Santo Antônio 

Hospital Santo Antônio recepciona a procissão com fogos e a Banda de Música Filarmônica São José

Padres Cícero Leandro e Carlos Aguiar acompanharam a procissão cumprimentando a população nas ruas de Barbalha