Barbalha-CE: Cortado o Pau da Bandeira de São Vicente de Paulo

Na manhã desse domingo (16), foi celebrada missa pelo pároco da Paróquia de São Vicente de Paulo, padre Lenilson Laurindo da Silva, quando houve a solenidade de entrega de placas com homenagens aos carregadores do pau da bandeira. Na celebração da santa missa, o padre Lenilson, enfatizou a festa do padroeiro, convidou o povo a participar ativamente dos festejos, fez um breve relato sobre as mudanças colocadas em práticas tirando a antiga cachaça e colocando água de coco para no cortejo do carregamento do pau da bandeira de São Vicente de Paulo.

Por sua vez os carregadores deram testemunhos destacando que a troca da cachaça para água de coco na carroça do vigário, hoje, é um bem para a tranquilidade, para a segurança, para a integridade física e também para a saúde de todos os carregadores, portanto, uma coisa que a princípio houve resistência, agora é algo positivo e a água de coco do vigário é o melhor aperitivo para os carregadores do pau da bandeira de São Vicente de Paulo.

Lodo depois das homenagens os carregadores se reuniram na Praça Antônio Costa Sampaio, e mantendo a tradição em cima de caminhão aconteceu o cortejo circularam pelas ruas do bairro Alto da Alegria e seguindo para o Sítio Onça, onde sob o comando do “capitão”, Ronaldo, se deu o corte do pau da bandeira de São Vicente de Paulo, um jatobazeiro de 15 metros de comprimento.

Tudo com muito cuidado para corretamente preservar o meio ambiente, mas, garantindo a tradição das festas religiosas de padroeiros e padroeiras com hasteamento de pau de bandeira.

O agropecuarista Antônio Sampaio, proprietário do Sítio Onça, homem de grande identificação com os movimentos populares e tradicionais da Terra dos Verdes Canaviais esteve presente, acompanhou e apoiou os carregadores no corte do pau da bandeira, que, logo depois foi colocado em cima do caminhão de Aldênio Alencar que também é carregador de pau de bandeira e fez os primeiros cortes no tronco da árvore.

Depois de cortado e pronto o mastro da bandeira de São Vicente de Paulo foi trasladado para o Sítio Venha Ver, onde ficará até o próximo domingo dia 23, quando no período da tarde se dará o carregamento e hasteamento em frente à Igreja Matriz de São Vicente de Paulo.

Silva Neto