Barbalha-CE: Voto de minerva derruba Projeto de Lei na Câmara Municipal

Projeto de Lei de autoria do vereador João Bosco de Lima, que proibia a Prefeitura Municipal de Barbalha através da Secretaria Municipal de Educação, adquirir produtos de composições calóricas para o cardápio da merenda escolar, ganhou acalorado debate entre as bancadas de oposição e situação, quando tramitou na sessão ordinária da Casa do Povo, a noite desta segunda-feira dia 05.

A ala de oposição defendeu a tese de que o projeto visa combater de frente os diversos problemas na saúde pública da classe estudantil nas faixas etárias de crianças e adolescentes, principalmente o problema da obesidade, que apresenta números significativos apontados por órgãos de pesquisa sobre o assunto.

Participaram do embate os vereadores, João Bosco de Lima, autor da proposição, Dr. Antônio Correia Saraiva, Rildo Teles, Odair José de Matos, Aurino Saraiva (Preu), e Everton Garcia Siqueira (Vevé).

A ala situacionista enalteceu a preocupação do vereador autor do projeto com a relação à saúde dos estudantes barbalhenses, mas, se posicionou contrário pela imposição taxativa de proibição, quando o referido projeto deveria propor uma linha de educação alimentar saudável, sugeriu os vereadores da situação.

Depois de esgotadas as discussões em plenário, o presidente da Casa do Povo, vereador Daniel Cordeiro, colocou o projeto em votação, cujo resultado apontou igualdade em 7 votos a favor e 7 contra, ficando a prerrogativa do voto de minerva pelo presidente da sessão, que votou contra, com 8 votos contrários e 7 votos a favor o projeto foi derrubado.

Silva Neto