TRE espera regularizar situação de 20 mil eleitores do Ceará até quarta
Atendimento ocorre até quarta-feira, no horário das 8 às 17 horas.
Mais de 13 mil eleitores foram atendidos no mutirão da Justiça Eleitoral que está sendo realizado desde o dia 28 de abril no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza até este domingo (4). A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é que este número ultrapasse os 20 mil eleitores até o final do alistamento eleitoral. A partir desta segunda-feira (5) até quarta-feira, (7), prazo final para regularização do título eleitoral, o atendimento no ginásio e em todas as zonas eleitorais do interior do Estado ocorre das 8h às 17h.
Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida também têm até 7 de maio para informar sua situação na Justiça Eleitoral e, se for o caso, mudar o local de votação, de acordo com o atual comprovante de residência. Com a atualização dos dados do eleitor, o TRE providenciará o melhor acesso às seções eleitorais, diminuindo as barreiras físicas no local. Eles devem levar documento de identidade oficial com foto e comprovante de residência atual, originais e cópias.
Em Caucaia, os eleitores são atendidos no Grêmio de Recreio e Estudos de Caucaia, na rua José da Rocha Sales, nº 194, no centro da cidade. Em Maracanaú, o atendimento ocorre na avenida Edson Queiroz, s/n, no Parque Antônio Justa. Em Pacajus, os eleitores podem se dirigir à rua Coronel Cícero Nogueira, 363, no Bairro Centro. Nas demais zonas eleitorais do interior do Estado, este procedimento ocorre nos respectivos cartórios eleitorais.
Regularização
Quem precisa regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral deve comparecer ao Ginásio Paulo Sarasate munido de documento oficial com foto e comprovante de residência. É preciso pagar multa de R$ 3,50 por turno de eleição em que deixou de votar. Vale ressaltar que o eleitor que votou no primeiro turno das eleições de 2012, mas deixou de votar no segundo turno, pode votar normalmente na eleição de 2014. “O título só é cancelado depois que o eleitor deixou de votar em três eleições seguidas, já que cada turno é considerado uma eleição”, explica Edna Sabóia, coordenadora das Eleições 2014.
Documentos necessários para novo título
Para se tirar um novo título, é preciso apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência. Homens devem levar também o certificado de quitação do serviço militar.
Transferência de domicílio eleitoral
Quem tem título eleitoral mas mudou de cidade ou estado e quer pedir a transferência do domicílio eleitoral, deve levar o título de eleitor, documento com foto e comprovante de residência - é preciso residir no novo domicílio há, no mínimo, três meses.
Voto obrigatório
O voto é obrigatório para todos os brasileiros alfabetizados entre 18 e 70 anos e facultativo para quem é analfabeto, tem 16 ou 17 anos e mais de 70.
Consequências de não votar ou não justificar
Quem deixa de votar e não justifica a ausência pode ter o título cancelado e será proibido de obter financiamento em banco público, se matricular em instituição federal, tirar passaporte e assumir cargo público.
Diferença entre votos branco e nulo
Na prática, não existem mais diferença entre os votos nulos e brancos. O voto em branco ocorre quando o eleitor escolhe a opção “Branco” e confirma na urna eletrônica. Já o voto nulo é aquele que não corresponde a qualquer numeração de partido político ou candidato regularmente inscrito. Tanto o voto nulo como o em branco não são considerados na soma dos votos válidos. Portanto, hoje, eles se igualaram.
Do G1 CE




Comentários