Traficantes fogem da PF, mas deixam para trás R$ 1,5 milhão em avião no interior de São Paulo
Sérgio Pais
Agentes da PF (Polícia Federal) de Araraquara (273 km de São Paulo) apreenderam nesta terça-feira (29), durante ação de combate ao tráfico de drogas, um avião monomotor, uma pistola 9 mm e cinco galões de gasolina. Dentro do avião, os agentes encontraram três sacolas contendo, ao todo, R$ 1,5 milhão em dinheiro.
A ação ocorreu no quilômetro 182 da rodovia João Baptista Cabral Rennó, entre Igaraçu do Tietê (287 de São Paulo) e São Manuel (259 km de São Paulo), onde os agentes encontraram uma pista de pouso irregular em meio a um canavial.
No local, além do avião com o dinheiro, os agentes depararam com um grupo de suspeitos. Houve troca de tiros, ninguém se feriu, mas um dos suspeitos, um homem de 38 anos que portava a pistola 9 mm, acabou capturado.
Segundo a PF, o restante do bando conseguiu fugir em dois veículos, uma Captiva e uma caminhonete, levando cerca de 400 kg de cocaína. A polícia disse suspeitar que a quadrilha seja do Paraguai. A região tem se mostrado importante ponto de pouso para o tráfico internacional de drogas.
No último dia 21, a PF de Araraquara realizou ação semelhante naquela região na qual um vereador de Bocaina (298 km de São Paulo) foi preso sob suspeita de integrar uma quadrilha de traficantes. Ele também foi preso em um canavial que abrigava uma pista clandestina para pouso de pequenos aviões.
Na ocasião, houve troca de tiros, um traficante foi morto, mas o avião que pousaria no canavial para descarregar a droga conseguiu voltar a subir e fugir para o Paraguai —no trajeto, foi perseguido por um avião da FAB (Força Aérea Brasileira), que também participou da operação.
Segundo a FAB, o avião foi acompanhado até a fronteira do Paraguai, resistiu à ordem para pousar e acabou passando para o espaço aéreo do país vizinho.
Comentários