Flagrantes por embriaguez ao volante nas CEs cresceram 700% no feriado

Por Alan Barros

O percentual de motoristas flagrados por dirigirem sob efeito do álcool sofreu um crescimento de 700% neste feriadão em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo o comandante de Polícia Rodoviária Estadual (PRE), coronel Túlio Studart. O número de flagrantes por infração da Lei Seca nas CEs chegou a 129, enquanto apenas 15 foram registrados no feriado de 2011.

Studart reconhece que esse aumento pode ser, em parte, justificado pelo maior número de dias que o feriadão desse ano teve, mas acredita que alguma falhas da legislação contribuem muito para esse crescimento.

“É claro que a gente tem que lembrar que o feriadão esse ano foi maior, mas a falta de tolerância zero nesse tipo de flagrante prejudica o combate a essa infração. Desse total de 129 flagrantes, foram efetuadas somente 7 prisões, pois a maioria se recusa a fazer o teste do bafômetro”, diz.

Balanço

As Polícias Rodoviárias Federal e Estadual registraram 101 acidentes entre as 7 horas da manhã de quinta-feira (6) até 7 horas da manhã desta segunda-feira (10). Ao todo, foram contabilizadas dez mortes e mais 81 pessoas ficaram feridos.

A PRE também destacou que 166 veículos foram apreendidos nesta operação feita no feriadão.