Polícia apreende caminhão com 15 toneladas de madeira no DF

Ele foi autuado em flagrante por transportar carga sem identificação. 

O Batalhão da Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal apreendeu nesta sexta-feira (3) um caminhão com 15 toneladas de eucalipto na DF-130, próximo à localidade de Café sem Troco, em São Sebastião. O motorista não tinha habilitação e nem a nota fiscal da carga. 

Segundo ele, a madeira foi retirada de uma fazendo em Cristalina (GO) e seria levada para uma cerâmica em Planaltina de Goiás. A polícia ambiental disse que embora o eucalipto seja madeira exótica, o transporte sem nota fiscal é ilegal.

O motorista, de 20 anos, contou à reportagem do G1 que dirige sem habilitação há cinco anos. Essa foi a terceira vez que ele foi flagrado pela polícia. No depoimento, na 30ª delegacia, em São Sebastião, ele contou que o dono da madeira e do caminhão mora em uma chácara na área rural do Gama.

A Polícia Civil informou que o motorista foi autuado em flagrante no artigo 46 da lei 9605/98 do Código Ambiental, pelo transporte de carga sem identificação. Ele também recebeu um auto de infração por dirigir sem habilitação, mas foi liberado depois de assinar um termo de compromisso.

O caminhão foi apreendido e levado para a delegacia.

O dono da carga e do veículo também pode responder por crime tributário. Se também ficar comprovado que não tem licença para cortar madeira, ele pode ser autuado.

Como a fazenda onde foi feito o corte da madeira fica em uma cidade goiana, o inquérito será encaminhado para a polícia de Goiás.

Operação Ambiente Seguro 
A Polícia Militar do Distrito Federal deflagrou na quarta-feira uma operação contra crimes ambientais e de segurança pública. Segundo o Batalhão Ambiental, foram registradas 1.188 ocorrências no primeiro semestre deste ano, sendo 781 casos de resgate de animais que estavam fora do habitat natural.

A Operação Ambiente Seguro será realizada até o dia 17 de agosto nas áreas rurais do DF, como Planaltina, Sobradinho, São Sebastião, Gama, Santa Maria, Brazlândia e Ceilândia.