PIRAMBU: Quartel oferece lazer, saúde, educação e formação social
Unidade policial abre as portas para população carente.
As pessoas ouvidas pela reportagem expressaram alegria com os resultados obtidos nas atividades desenvolvidas na 3ª Companhia do 5º BPM.
Novos hábitos e práticas sociais alteram a rotina de um bairro que já foi considerado um dos mais violentos e perigosos da Cidade. No Pirambu, aos poucos a imagem da Polícia foi sendo remodelada dentro e fora das comunidades. Um dos motivos da mudança foi a alteração na rotina do quartel da 3ª Cia do 5ª BPM, situado no bairro. Há dois anos, o quartel foi aberto para a comunidade com o intuito de aproximar a população da Polícia.
De acordo com a presidente do Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS), Luzia Terto, o quartel vive repleto de pessoas de diferentes faixas etárias durante os três turnos. No local são realizadas atividades de lazer, inclusão social e cursos profissionalizantes.
Os mais jovens, com idades entre 12 a 16 anos, se divertem na escolinha de futebol que fica dentro do quartel. As atividades são desenvolvidas por dois policiais formados em educação física, os soldados Marcos Paulo e Rogério Gomes, que se revezam com a turma de 30 alunos.
Xadrez
Outro policial que também dedica parte do seu tempo para os moradores da comunidade é o soldado Paulo Braga, que é instrutor e competidor profissional de xadrez. Braga ensina pacientemente as técnicas e os truques do jogo de tabuleiro.
Conforme o comandante da 3ª Cia do 5ª BPM, major PM Océlio Alves, no quartel todos os ambientes são aproveitados ao máximo e o último projeto concretizado foi a inclusão de atividades físicas para as pessoas mais idosas. Policiais do Corpo de Bombeiros realizam, na piscina do quartel, aulas de aeróbica. Quem se beneficiou com a novidade foi a dona de casa Matilde Marques,50. Ela contou que há anos precisava se exercitar por recomendações médicas e, no entanto, não tinha condições de pagar as aulas. Logo que soube que o Corpo de Bombeiros daria esta modalidade no quartel ela se matriculou.
Para alertar sobre os cuidados com a saúde, a esposa de um dos policiais, Idérica Rocha, que é pós-graduada em saúde da família, recebe material da Secretaria de Saúde e realiza palestras com a comunidade e alerta sobre os riscos de doenças e cuidados que eles devem ter com o corpo.
Cursos
Através de uma parceria entre Secretaria de Segurança do Trabalho e Desenvolvimento Social (SSTDS) e o Sebrae, o quartel se transforma também em sala de aula. Os cursos ofertados são variados: depilação, manicure, técnicas de vendas, empreendedorismo, entre outros, que disponibilizam, em média, 30 vagas
E as ações não se restringem ao prédio militar. Conforme o cabo Wanderley Rocha, dentro das escolas, com crianças de 9 a 12 anos, é realizado o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), um curso em que as crianças aprendem que não devem ingressar no mundo do crime e das drogas. Os policias que realizam o programa nas escolas, no fim do curso, usam a expressão "vacinar" para se referir ao trabalho realizado. "2 mil crianças foram 'vacinadas' contra as drogas e a violência. E, no fim, elas se espelham na gente e nos reconhecem. Isso é muito gratificante", conta Wanderley Rocha.
No Pirambu, o Proerd é desenvolvido pelo cabo Wanderley e pelos soldados Paulo Albano, Linhares Tenório e Thiago Max.
Conforme os dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), no primeiro trimestre deste ano, a maior redução de homicídios na Grande Fortaleza foi registrada na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1), que abrange o Pirambu e bairros adjacentes.
ENQUETE
O que você acha dessa iniciativa
"Os cursos aqui são bons para dar oportunidade pro pessoal da comunidade que quer aprender uma profissão. Já é o segundo curso que eu me inscrevo "
Aline Oliveira
Estudante
17 anos
"Minha vida é aqui nesse quartel. Hoje eu vendo cintos e bolsas de macramê que aprendi a fazer aqui e também faço unha e vou aprender a fazer depilação"
Maria Rosa
Aposentada
63 anos
"O quartel é uma ótima oportunidade pra gente. Eu já fiz o curso de depilação e agora vou aproveitar para fazer o de técnicas de vendas, aproveito todos os cursos "
Lidiane Damasceno
Autônoma
22 anos




Comentários