Tremores de terra em Santorini, na Grécia, mais de 200 desde domingo
Ministério da Proteção Civil grego, faz alerta sobre o "risco de deslizamentos de terra" em alguns povoados.
Pessoas esperam para embarcar em balsa — Foto: REUTERS/Nikos Christofakis
Tendas montadas pelas autoridades em Santorini — Foto: REUTERS/Nikos Christofakis
Fila para comprar passagens de balsa para deixar Santorini — Foto: REUTERS/Nikos Christofakis
Por Redação g1 03/02/2025
Tremores de terra em Santorini, na Grécia, levam moradores e turistas a deixar a ilha
Mais de 200 tremores foram registrados na ilha desde este domingo (2). Algumas pessoas passaram a noite ao relento, em veículos ou em recintos seguros fornecidos pelas autoridades municipais.
Mais de 200 tremores de terra já foram registrados na ilha de Santorini, na Grécia, desde este domingo (2) e levaram muitos moradores e turistas a resolver deixar o local.
O mais forte dos tremores atingiu a magnitude 4,9 nesta segunda-feira (3), com epicentro entre Santorini e a ilha de Anafi, de acordo com o Instituto Geodinâmico do Observatório Nacional de Atenas.
Minutos após o terremoto, os moradores da ilha receberam uma mensagem de alerta do Ministério da Proteção Civil grego, alertando sobre o "risco de deslizamentos de terra" em alguns povoados.
Todas as escolas estão fechadas nesta segunda-feira e voos adicionais foram programados para ajudar as pessoas a deixar a ilha.
Entre os que resolveram permanecer na ilha, muitos decidiram ficar fora de casa. Com medo, passaram a noite ao relento, em veículos ou em recintos seguros fornecidos pelas autoridades municipais.
"Tudo tremia. Tremia a cada três ou quatro horas ontem. Nunca tinha passado por isso antes", disse Kostas Sakavaras, um guia turístico que vive na ilha há 17 anos, à agência de notícias AFP.
Segundo especialistas, a atividade sísmica também afetou outras ilhas próximas, como Anafi, Ios e Amorgos.
As autoridades ressaltam que a atividade sísmica observada nos últimos dias não é resultado de atividade vulcânica, mas sim de movimentos tectônicos, e deve permanecer ainda por um tempo.
"Estimamos que continuará por alguns dias e pode haver uma longa sequência sísmica", disse Efthymios Lekkas, professor de geologia tectônica e gestão de desastres, à televisão grega.
Em Bruxelas, o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, pediu "aos habitantes da ilha que mantenham a calma". Neste domingo, ele decidiu deixar Santorini com sua família "por razões de segurança".
Santorini é uma das ilhas mais visitadas da Grécia. Tem uma população de apenas 15.500 habitantes, mas recebeu 3,4 milhões de turistas em 2023.
A Grécia fica sobre diversas falhas geológicas e é frequentemente abalada por terremotos.
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/02/03/tremores-de-terra-em-santorini-na-grecia-levam-moradores-e-turistas-a-deixar-a-ilha.ghtml
Comentários