Comandante da Polícia Militar do Ceará é substituído horas após governador reclamar de segurança pública: 'Estou muito insatisfeito'
A troca no comando da PM foi anunciada pela Secretaria da Segurança Pública do Ceará (SSPDS) nas redes sociais.
Governador Elmano comentou índices de segurança do Ceará durante entrevista na Assembleia Legislativa — Foto: Reprodução
Sinval Sampaio é o novo comandante da Polícia Militar do Ceará — Foto: Divulgação
Por redação g1 Ceará - 03/02/2025
Governador Elmano de Freitas reclama da segurança pública: 'Estou muito insatisfeito'
Coronel Sinval Sampaio vai assumir o comando da Polícia Militar no lugar do coronel Klênio Savyo Nascimento, que estava no cargo desde janeiro de 2023.
O coronel Sinval Sampaio foi nomeado nesta segunda-feira (3) novo comandante-geral da Polícia Militar do Ceará. Sinval substitui o coronel Klênio Savyo Nascimento, que estava no cargo desde janeiro de 2023. A mudança foi feita horas após o governador Elmano de Freitas (PT) afirmar que estava insatisfeito com a segurança pública no estado.
A troca no comando da PM foi anunciada pela Secretaria da Segurança Pública do Ceará (SSPDS) nas redes sociais. "A SSPDS agradece ao coronel Klênio Sávyo pelo trabalho realizado, pela dedicação e empenho em prol dos policiais militares e da segurança da população, e deseja sucesso na missão ao novo comandante", informou a pasta.
Esta é a segunda substituição no comando da Polícia Militar realizada na gestão do governador Elmano de Freitas (PT). Quando assumiu o cargo, em 2023, Elmano substituiu o então comandante-geral da PM, o coronel Márcio Oliveira, nomeado por Camilo Santana, pelo coronel Klênio Savyo, que permaneceu no cargo por dois anos, até o anúncio da sua substituição agora.
A mudança ocorre horas após fala do governador durante uma coletiva de imprensa na abertura dos trabalhos nova legislatura da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), na manhã de hoje.
"Eu estou muito insatisfeito com os resultados que nós alcançamos. Nós permitimos que não aumentasse a violência, mas a redução é muito pequena, portanto, isso exige de nós mais trabalho ainda, muito mais trabalho, para poder entregar a paz e a segurança que nosso povo reclama", disse Elmano.
O Ceará encerrou 2024 com um aumento no número de homicídios, revertendo uma tendência de três anos consecutivos de queda ou estabilidade. Os dados da Secretaria da Segurança Pública apontam 3.272 mortes violentas no ano passado, em comparação com 2.970 em 2023, um aumento de 10%.
Também chamou atenção, ao longo de 2024, a quantidade de policiais militares, entre agentes da ativa, da reserva e ex-policiais, que foram assassinados no Ceará: 19 ao todo, sendo cinco mortes registradas na região do Grande Pirambu, em Fortaleza.
Perfil do novo comandante
Sinval Sampaio está na Polícia Militar desde 1994 e ascendeu ao posto de coronel em 2024. Ele é bacharel em Segurança Pública pela Academia General Facó e bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul.
Até então, Sinval chefiava o 2º Comando Regional de Polícia Militar, que é responsável pelo policiamento da Região Metropolitana de Fortaleza. Antes, chefiou o 1º Comando Regional de Polícia Militar, responsável pela capital cearense.
O novo comandante-geral da PM também já comandou Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) e o então Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), além de ter atuado na área de inteligência da Polícia Militar.
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2025/02/03/comandante-da-policia-militar-do-ceara-e-substituido-horas-apos-governador-reclamar-de-seguranca-publica-estou-muito-insatisfeito.ghtml
Comentários