Polonês na lista da Interpol é preso no Ceará por agredir noiva boliviana durante o natal

Após a prisão, as autoridades identificaram que o nome dele constava na lista de Alerta Vermelho da Interpol.

Por Redação g1 CE - 02/01/2026 

Polonês na lista da Interpol é preso no Ceará por agredir noiva boliviana no Natal. — Foto: SSPDS/Reprodução

Suspeito apresentou documento falso e fingiu ser brasileiro ao ser detido em Aquiraz. Ele é apontado como chefe de grupo de imigração ilegal na Alemanha.

Um polonês de 45 anos foi preso em Aquiraz, na região metropolitana de Fortaleza, suspeito de violência doméstica contra a noiva, uma mulher boliviana de 45 anos. O caso aconteceu na madrugada de Natal, no último dia 25 de dezembro. Após a prisão, as autoridades identificaram que o nome dele constava na lista de Alerta Vermelho da Interpol. Ele foi identificado como Torzecki Zbigniew Marcin.

💡 O Alerta Vermelho é uma solicitação internacional para localizar e prender provisoriamente suspeitos de crimes graves, baseada em mandado de prisão ou ordem judicial do país solicitante. Os países membros aplicam suas próprias leis para decidir se devem prender a pessoa.

O homem foi preso suspeito de agredir verbal e fisicamente a noiva. Uma equipe do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) da Polícia Militar do Ceará foi acionada para atender à ocorrência em um estabelecimento comercial no bairro Porto das Dunas. 

Durante a investigação da Polícia Civil, com apoio da Polícia Federal, foi verificado que o homem era procurado pela Interpol desde outubro de 2025, com Alerta Vermelho em seu nome. Os crimes ocorreram nos anos de 2020, 2021, 2023 e 2024, na Polônia. Ele é suspeito de chefiar um grupo criminoso responsável por crimes contra a ordem financeira e por facilitar a travessia ilegal de fronteiras da Polônia para a Alemanha, envolvendo pessoas da África e do Oriente Médio.

Após os procedimentos cabíveis, o indivíduo aguarda extradição para seu país de origem, onde responderá pelos crimes investigados na Europa.

Após a prisão, o homem passou a ser investigado pela Polícia Civil do Ceará e pela Polícia Federal. O suspeito, natural da Polônia, apresentou identidade falsa com nascimento em Pacatuba, na região metropolitana de Fortaleza. No momento da captura, os policiais apreenderam quatro aparelhos celulares.

O indivíduo foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Aquiraz, onde foi autuado em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica.

https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2026/01/02/polones-na-lista-da-interpol-e-preso-no-ceara-por-agredir-noiva-boliviana-durante-o-natal.ghtml