Transtornos após chuvas no Ceará. — Foto: Reprodução
Por Redação g1 CE - 05/02/2026
Forte chuva deixa ruas alagadas e carros submersos no Ceará; Beberibe é maior acumulado
A forte chuva registrada na madrugada e na manhã desta quinta-feira (5) no Ceará já deixou grandes acumulados em pelo menos 10 municípios. Até 10h30, a cidade de Beberibe tinha o maior índice de chuvas de todo o estado, com 83 milímetros, conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Em seguida, Fortaleza, Ocara e Aquiraz também aparecem com acumulados acima de 70mm. Ainda segundo a Funceme, o cenário de instabilidade aumenta e o estado tem condições para chuvas mais abrangentes até sexta (6).
Maiores acumulados de chuva no Ceará até 10h30 desta quinta (5)
Município Valor
Beberibe 83
Fortaleza 75.2
Ocara 75
Viçosa do Ceará 72
Aquiraz 71
São Luís do Curu 65
Iguatu 65
Pentecoste 62
São Benedito 61
Umari 53
São Gonçalo do Amarante 53
Fonte: Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)
Em vários bairros de Fortaleza, como Centro e Planalto Ayrton Senna, ruas ficaram alagadas e difíceis de transitar. Um vídeo enviado à TV Verdes Mares mostra um carro completamente submerso. Em Acaracuzinho, bairro de Maracanaú, a situação é parecida: a água da chuva invade casas e leva bastante lixo.
Madrugada de raios e trovões
Chuva com raios e trovões em Fortaleza impressiona durante madrugada
Uma forte chuva com raios, relâmpagos e trovões impressionou moradores de Fortaleza e de outras cidades do Ceará na madrugada desta quinta-feira (5). A TV Verdes Mares e o g1 receberam vários registros do temporal (assista no vídeo acima).
De acordo com a Enel, cerca de 15 mil descargas atmosféricas foram registradas entre a quarta-feira (4) e esta quinta (5) no estado. Ao todo, no mês de janeiro, o Ceará teve mais de 36 mil descargas. Os municípios mais atingidos foram Santa Quitéria, Araripe, Solonópole, Canindé e Parambu.
O site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra que diversos municípios cearenses estão sob alerta de chuvas intensas. ⛈️ Há possibilidade de ventos intensos, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
A Funceme explica que o estado deve registrar variação de nebulosidade, temperaturas elevadas e aumento das condições para chuva nos próximos dias. A tendência é de precipitações mais amplas entre quinta (5) e sexta-feira (6), com possibilidade de eventos de intensidade moderada a forte em diferentes regiões do estado.
"Imagem do satélite GOES-19, captada às 8h40 (horário local), já indicava nesta quarta-feira (4) céu parcialmente nublado a nublado, com ocorrência de chuva no sul do Sertão Central e Inhamuns e na Ibiapaba. Áreas de instabilidade também foram observadas no sul do Piauí e do Maranhão, influenciando as condições atmosféricas sobre o território cearense", acrescenta o órgão.
Segundo a Funceme, o cenário meteorológico se torna mais favorável à ocorrência de chuvas em todo o estado a partir desta quinta (5). Além das áreas que já vinham registrando precipitações, não se descartam volumes mais expressivos também na Jaguaribana, no Litoral de Fortaleza e no Maciço de Baturité. As chuvas previstas podem ocorrer com intensidade moderada a forte em alguns períodos e vir acompanhadas de rajadas de vento.
"As precipitações estão associadas à aproximação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que deve se deslocar de leste para oeste nos próximos dias, posicionando-se próximo ao Ceará. A atuação desse sistema, somada a condições favoráveis em superfície e nos níveis médios da atmosfera, contribui para a formação de áreas de instabilidade. Fatores locais, como temperatura, umidade e relevo, também reforçam a ocorrência das chuvas. Além disso, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) — principal sistema indutor de chuvas durante a quadra chuvosa no estado — está posicionada entre a linha do Equador e 2°N, favorecendo o padrão observado", explica o órgão.
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2026/02/05/chuvas-de-ate-83-milimetros-alagam-ruas-e-carros-ficam-submersos-no-ceara.ghtml