Por Redação g1 CE - 05/02/2026
Um vídeo impressionante mostra o exato momento em que um raio cai em um terreno baldio no bairro Passaré, em Fortaleza, nesta quinta-feira (5). Durante toda esta manhã, uma forte chuva foi registrada na capital e em outros municípios cearenses.
As imagens foram gravadas pela arquiteta Larissa Pontes, que mora em um condomínio ao lado do terreno baldio. Ela estava filmando o cenário de chuva quando se assustou com a queda do raio. Somente nas últimas 24 horas, 35 raios caíram em Fortaleza, de acordo com a Enel.
"Começou a ter uma frequência alta dos raios, barulhos, clarões. Comecei a gravar pois acho muito lindo. Nisso, peguei esse da filmagem, extremamente perto. Parece coisa de louco, mas deu para sentir a energia de tão próximo que ele estava", relata.
A cidade de Beberibe tem o maior acumulado até as 10h30 desta quinta. Em seguida, Fortaleza, Ocara e Aquiraz também aparecem com acumulados acima de 70mm. ⛈️ Ainda segundo a Funceme, o cenário de instabilidade aumenta e o estado tem condições para chuvas mais abrangentes até sexta (6).
Raio cai em terreno baldio no Passaré e momento é registrado em vídeo. — Foto: Larissa Pontes/Arquivo Pessoal
Raios no Ceará
Mais de 36 mil descargas atmosféricas já foram registradas no Ceará em 2026, segundo a Enel Distribuição Ceará. Os municípios mais atingidos foram Santa Quité-ria, Araripe, Solonópole, Canindé e Parambu, enquanto as macrorregiões mais afetadas foram o Cariri, Sertão Central e Centro-Sul.
Apenas entre os dias 4 e 5 de fevereiro, cerca de 15 mil raios foram contabilizados no estado. A Enel destaca que o monitoramento é feito em tempo real por meio do Sistema de Monitoramento e Alerta.
Cuidados dentro de casa durante tempestade:
• Evitar o uso de aparelhos conectados à tomada, como celulares, tablets, ferro elétrico etc;
• Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
• Evitar consertos de instalações elétricas;
• Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.
Cuidados fora de casa durante tempestade
• Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
• Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2026/02/05/video-mostra-momento-em-que-raio-atinge-terreno-durante-forte-chuva-em-fortaleza.ghtml