Por Ariadne Sousa - 16/12/2025 20:27
- Foto: Dário Gabriel
A história e as contribuições políticas dos deputados Antônio Granja (PSB), Fernando Hugo (PSD), Osmar Baquit (PSB) e Zezinho Albuquerque (Progressistas) foram celebradas em solenidade realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), na noite desta terça-feira (16/12). Na cerimônia, os parlamentares receberam a Medalha Paulo Sarasate por terem completado 25 anos de exercício de mandato.
Discursando a respeito dos quatro homenageados, o presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), ressaltou que a convivência com os colegas oportuniza aprendizagens diárias. Para ele, além de ser uma forma de reconhecer as contribuições dos parlamentares, a comenda se constitui ainda como um incentivo às boas práticas na vida pública.
“É preciso que honrarias como essa sirvam de lição para que homens e mulheres de bem queiram entrar na vida pública. Nós precisamos fazer o combate do bem, com o nosso exemplo, dignificar e ter orgulho de ser político e de estar na política”, defendeu Romeu Aldigueri.
ENTREGA DAS MEDALHAS
Em seus agradecimentos, o deputado Antônio Granja apontou que a vocação para a política vem da sua família, detalhando que seu pai ocupou cargos de prefeito e vice. Segundo ele, ao longo dos sete mandatos no Legislativo estadual, além de se dedicar à defesa das pautas da população, ele serviu como médico voluntário em diversas comunidades do interior do Estado.
Deputado Romeu Aldigueri (PSB), presidente da Alece - Foto: Dário Gabriel
Deputado Antônio Granja (PSB) - Foto: Dário Gabriel
Deputado Fernando Hugo (PSD) - Foto: Dário Gabriel
Deputado licenciado Osmar Baquit (PSB) - Foto: Dário Gabriel
Deputado licenciado Zezinho Albuquerque (Progressistas) - Foto: Dário Gabriel
“Estou aqui, ainda empolgado, com muita força, porque eu ainda tenho muito a oferecer ao Ceará. Fui presidente da comissão mais importante desta Casa por três mandatos: a Comissão de Constituição, Justiça e Redação, sem ser advogado. Nesta Casa eu aprendi demais, aqui é uma escola para quem quer aprender”, concluiu Antônio Granja.
Parlamentar mais longevo da Alece, o deputado Fernando Hugo reforçou a afirmação do colega ao ressaltar que o Legislativo compara-se a uma universidade da vida. Segundo ele, as discussões empreendidas na Casa, ao longo dos anos, fizeram com que o Poder e aqueles que passaram por ele evoluíssem.
Ao refletir sobre as sucessivas reeleições que somam 35 anos de vida pública, o parlamentar destacou o compromisso com a população como seu principal motivador. Fernando Hugo encerrou seu discurso com um conselho: "Faça de cada vitória que você consiga [um passo] na dedicada arte de servir a tudo e a todos”.
Após o recebimento da comenda, o deputado licenciado Osmar Baquit (PSB), que atualmente ocupa o cargo de coordenador especial de Apoio à Governança das Regionais da Prefeitura de Fortaleza, relembrou suas origens, assim como sua trajetória na Alece e na política.
“Eu quero dizer da minha alegria e eu tenho que agradecer ao povo do Ceará. Me perguntaram, certa vez, se o mandato mais difícil era o quarto ou o quinto, pelo fato de a gente ir se cansando. E eu disse que não, o mais difícil é o primeiro, porque os outros dependem do meu trabalho, e eu trabalho todo dia. E eu tenho muito orgulho de dizer isso”, declarou.
Licenciado para ocupar a Secretaria das Cidades, o deputado Zezinho Albuquerque avaliou com entusiasmo sua trajetória política e no Legislativo, destacando especialmente seus três mandatos na presidência da Assembleia Legislativa. “Vivo para meus filhos e para o povo cearense. Isso me orgulha porque faço o que acredito, e eu acredito no Ceará”, afirmou.
PRESENTES
Na composição da mesa da cerimônia estiveram também o senador Cid Gomes (PSB-CE) e o procurador-geral de Justiça do Ceará, Haley de Carvalho Filho. O evento também contou com a presença de diversas autoridades e dos deputados estaduais Danniel Oliveira (MDB), Guilherme Sampaio (PT), De Assis Diniz (PT), Larissa Gaspar (PT), Leonardo Pinheiro (Progressistas), Acrísio Sena (PT), Tin Gomes (PSB), Bruno Pedrosa (PT), Sérgio Aguiar (PSB), Missias Dias (PT), Tomaz Holanda (Avante), Nizo Costa (PT), Almir Bié (Progressistas), Jeová Mota (PSB), Marcos Sobreira (PSB), Felipe Mota (União), Queiroz Filho (PDT), Sargento Reginauro (União) e Simão Pedro (PSB).
A MEDALHA
Criada para homenagear parlamentares que completem 25 anos de exercício de mandato no Legislativo estadual, a comenda foi instituída em 1975, por meio da Resolução n.º 31/75, posteriormente modificada pela Resolução n.º 51/79, e leva o nome Paulo Sarasate (1908-1968), figura marcante do cenário político do Ceará e do Brasil.
Em sua trajetória, Paulo Sarasate ocupou diversos cargos na vida pública, entre os quais os de deputado estadual, federal e senador. Além disso, foi eleito governador do Ceará em 1954. Entre suas ações mais significativas, o político apoiou a criação da Petrobras e do Banco do Nordeste, defendeu a participação de empregados nos lucros das empresas e foi defensor das obras contra as secas no Nordeste, tendo o açude Araras recebido seu nome.
Ele também utilizou sua influência para apoiar o ensino superior no Ceará, o que se traduziu no apoio à criação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e na assistência à Faculdade de Medicina
https://www.al.ce.gov.br/noticias/51928-quatro-deputados-recebem-a-medalha-paulo-sarasate-em-homenagem-as-longas-trajetorias-no-parlamento-cearense