Manaus - Uma missa direcionada as crianças, com palhaços e malabaristas será uma das novidades na programação especial dedicada a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, que se estenderá durante todo o dia. A missa/circo acontece às 10h, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no bairro de mesmo nome, zona sul.
O pároco e reitor do Santuário, padre Ronaldo, afirmou que a novidade é uma forma de mostrar a palavra de Deus e agradar as crianças no dia em que elas também são homenageadas. “O dia todo será de festa e o público infantil este ano terá uma missa dedicada só para elas e que está sendo preparada com muito amor e carinho”, disse.
A programação terá início às 5h30 com uma carreata, que ao final acontecerá a bênçãos dos carros. Em seguida acontece um café comunitário na frente do Santuário, missa solene às 8h e terço às 12h. Dando continuidade, às 14h acontece o ofício (oração antiga dos fiéis), procissão de Nossa Senhora Aparecida, às 17h, e missa campal às 18h30, celebrada pelo arcebispo de Manaus, dom Luiz Soares Vieira.
Procissão
Com um público esperado de 15 mil pessoas, a procissão da Padroeira do Brasil sairá do barracão do Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente de Aparecida, localizado na Avenida do Samba (ao lado do Sambódromo), na zona oeste.
O tema da procissão deste ano será ‘Com Mãe Aparecida acolhemos Jesus a nossa Alegria’. “Estamos começando um ciclo de cinco anos em que comemoraremos os 300 anos de aparição de Nossa Senhora Aparecida e faremos cada mistério do Terço, por ano, em oração”, disse padre Ronaldo.
Após sair da Avenida do Samba, a procissão seguirá pelas avenidas Constantino Nery e Leonardo Malcher, ruas Luiz Antony, Ramos Ferreira, Wilkes de Matos e Alexandre Amorim, chegando ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida.
Trânsito
O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), informou que as interdições das ruas por onde passará a procissão de Nossa Senhora Aparecida começam a partir das 16h30. Dezessete agentes de trânsito serão deslocados para fazer o policiamento.