Em menos de uma hora, os bandidos fizeram um ´arrastão´ na Capital e acabaram cercados pela PM debaixo do viaduto
Uma troca de tiros com a Polícia pôs fim a uma sequência de assaltos praticada por uma quadrilha, na noite de quarta-feira, em, pelo menos, cinco bairros de Fortaleza, Parquelândia, Monte Castelo, Ellery, Centro e Praia de Iracema. No confronto com a Polícia, um dos ladrões morreu, outro fugiu e dois foram detidos.
As cenas de violência foram protagonizadas por quatro jovens armados que utilizavam um carro roubado. A Ciops mobilizou várias patrulhas e contou com o auxílio tecnológico do CFTV (circuito fechado de TV) na perseguição e cerco aos criminosos nas ruas da Capital.
Dois dos quatro assaltantes acabaram capturados durante o cerco policial na Avenida 13 de Maio. Rafael Ferreira de Castro e Francisco Hemerson Silva Coelho foram levados para o 34º DP e reconhecidos pelas vítimas dos roubos
A ação da quadrilha teve início por volta de 22 horas, quando os assaltantes renderam uma mulher e seu filho na porta de casa, na Rua Dom Manuel de Medeiros, e obrigaram as vítimas a entregar o carro, um Fox prata de placas NQL-8338 (CE).
Daí em diante, os ladrões seguiram para diversos bairros da Capital e no trajeto ia assaltando as pessoas que estavam nos pontos de ônibus ou nos cruzamentos. Isso aconteceu nas avenidas Sargento Hermínio, Olavo Bilac, e várias ruas.
A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) mobilizou todas as patrulhas do Batalhão Raio (Rondas de Ações Intensivas e ostensivas) e do Comando Tático Motorizado, além das viaturas d companhias de área e Ronda do Quarteirão no encalço dos assaltantes no Fox roubado.
Tiroteio
Depois do último assalto, na Rua Costa Barros, no Centro, os ladrões seguiram em fuga pelas avenidas Dom Manuel e Aguanambi, quando foram localizados pelas câmeras do CFTV seguindo em direção à giratória de acesso à BR-116. Foi neste momento que uma equipe do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) se deparou com os ladrões debaixo do viaduto da Avenida 13 de Maio, no bairro de Fátima. Era a patrulha do Comando Tático Motorizado (Cotam), cuja viatura de prefixo CT-4023, comandada pelo capitão PM Oliveira, fiscal de policiamento do BPChoque naquela noite. Na perseguição estavam também várias motos do BPRaio comandadas pelo subtenente Jean. Mesmo diante do cerco, os criminosos tentaram escapar.
Com o carro roubado, eles invadiram o pátio de um posto de combustível.
Uma sequência de tiros terminou na prisão dos acusados. Um deles, identificado como Francisco Robson Pastor Moreira, 30, foi baleado e levado para o IJF-Centro numa ambulância do Samu, mas morreu na madrugada de ontem.
Outro assaltante conseguiu fugir na hora do tiroteio. Os comparsas dele, armados, acabaram presos, sendo identificados como Francisco Hemerson Silva Coelho e Rafael Ferreira de Castro. Com eles, a Polícia encontrou vários objetos roubados durante a sequência de assaltos.
Os acusados foram levados para o plantão do 34º DP (Centro) e autuados, em flagrante, pelo delegado Paulo André Cavalcante depois de reconhecidos por várias vítimas dos assaltos.
FERNANDO RIBEIRO
EDITOR DE POLÍCIA