Brasil coloca três duplas femininas nas semifinais em Praga

Brasil faz bonito, Ágatha/Bárbara Seixas e Maria Clara/Carol venceram seus jogos e se encaram na próxima fase. Duda e Elize Maia também tiveram duas vitórias

Divulgação/FIVB Elize Maia e Duda comemoram classificação às semifinais do Aberto de Praga Terceira etapa do Circuito Mundial 2015 de vôlei de praia, o Aberto de Praga, na República Tcheca, está parecendo um torneio brasileiro. Isso, porque nada menos que três duplas femininas do País estão garantidas nas semifinais. Neste sábado, Ágatha/Bárbara Seixas e Maria Clara/Carol venceram seus jogos e se encaram na próxima fase. Duda e Elize Maia também tiveram duas vitórias e enfrentam as canadenses Heather Basley e Sarah Pavan. As semifinais começarão a partir das 6 horas (de Brasília) deste domingo. A final, com uma parceria brasileira já garantida, está marcada para as 10 horas, e dará 500 pontos à equipe campeã, além de um prêmio de 11 mil dólares (cerca de R$ 34 mil). Duda e Elize Maia chegaram à semi ao derrotarem, nas oitavas de final, a dupla suíça formada por Nina Betschart e Nicole Eiholzer, por 2 sets a 0, com parciais de 21/19 e 21/15. Horas mais tarde, pelas quartas de final, as brasileiras despacharam as alemãs Chantal Laboureur e Julia Sude, parceria cabeça de chave número 3, por 2 sets a 1 (16/21, 21/19 e 15/12). "Estou honrada por alcançar esse ponto do torneio. Eu sou abençoada por ter muito suporte da minha família e minha parceira realmente está me ajudando demais nesse começo de temporada", celebrou Duda após a classificação. Dupla mais entrosada, Ágatha/Bárbara Seixas começou o dia vencendo as austríacas Barbara Hansel e Stefanie Schwaiger por 2 sets a 1 (27/25, 17/21 e 15/9). Em seguida, as brasileiras superaram as norte-americanas Fopma e Summer em sets diretos (21/18 e 23/21). A partida contra Maria Clara e Carol será inédita entre as parcerias no Circuito Mundial.

Divulgação/FIVB
Ágatha tenta o bloqueio contra a jogadora alemã durante o Aberto de Praga, na República Tcheca
Já as irmãs Salgado tiveram de bater uma equipe da casa, com torcida contra, para chegar às semifinais. Triunfo sobre Kristyna Kolocova e Marketa Slukova por 2 sets a 1 (19/21, 21/13 e 15/11). "Acho que foi uma grande partida, elas jogaram muito bem, começaram melhores do que nós no primeiro set. Mantivemos a paciência, pensando ponto a ponto, e acho que sacamos melhor no final da partida, foi um belo jogo", analisou Carol. Em 2015, o calendário do Circuito Mundial prevê cinco Grand Slams, três Major Series, dez Opens, o Campeonato Mundial e o World Tour Finals, que reunirá apenas os oito melhores times da temporada de cada gênero. Cada torneio possui pontuação e premiação distintas, mas serão distribuídos ao todo mais de 9,6 milhões de dólares (cerca de R$ 30 milhões).
Divulgação/FIVB
As irmãs Maria Clara e Carol celebram triunfo nas quartas de final em Praga 
Praga (República Tcheca)