Apple prepara celular dobrável para concorrer com o Galaxy Z Flip, diz rumor

Rumores apontam que a Apple estaria trabalhando em dois celulares dobráveis com tamanhos diferentes.

Conceito de iPhone dobrável — Foto: ConceptsiPhone (@RanAvni1) / Twitter

Fabricante teria disposto mais de cinco anos de pesquisa e desenvolvimento neste tipo de design; Apple não confirmou as informações

Por 

Pedro Cardoso  para o TechTudo

A Apple estaria trabalhando em pelo menos dois protótipos de iPhone dobrável. A informação é do site de notícias The Information, que é reconhecido por sua credibilidade e publicou o rumor na última quarta-feira (7). Segundo o texto, a fabricante dispôs de mais de cinco anos de pesquisa e desenvolvimento neste tipo de design até agora. Porém, a previsão mais acertada é que o celular dobrável da Apple esteja disponível para o público geral somente em 2026, chegando como forte concorrente para o Galaxy Z Flip.

De acordo com a fonte do rumor, que diz ter contato direto com a cadeia de produção do modelo, a Apple estaria trabalhando em dois celulares dobráveis com tamanhos diferentes. Além disso, a fonte afirma que não há qualquer plano de produção em massa em 2024 ou 2025. Aliás, segundo o relato, a marca da maçã pode até mesmo desistir do projeto se não conseguir atingir os padrões de qualidade estabelecidos previamente.

Galaxy Z Flip domina o mercado de dobráveis, mas pode ter um concorrente forte nos próximos anos — Foto: Mariana Saguias/TechTudo 

Mi Mix Fold, um dos modelos dobráveis da Xiaomi — Foto: Divulgação/Xiaomi

O site ressalta que a fonte também indicou que ao menos uma empresa chinesa de suprimentos para celulares está auxiliando neste protótipo da Apple. Porém, não é possível afirmar se existem outras empresas envolvidas no projeto. De qualquer maneira, um iPhone dobrável é um desejo antigo da Apple, mas o interesse por sua produção nunca ganhou muita força internamente — por conta dos grandes desafios e alto custo.

O relatório divulgado afirma que Tim Cook, CEO da Apple, teria questionado seus engenheiros sobre um possível iPhone dobrável em 2018. Também diz que uma de suas maiores preocupações seria desenvolver um celular dobrável com bastante inovações, para justificar o preço elevado em comparação com um iPhone comum.

Na ocasião, os designers queriam um smartphone cuja tela ficaria aparente mesmo quando ele tivesse dobrado. Entretanto, a ideia foi descartada após muita pesquisa, porque eles não teriam como garantir um maior tempo de durabilidade ao modelo. Mesmo assim, os engenheiros teriam pensado em um dobrável que tivesse a mesma espessura do iPhone atual, até quando fechado. Este detalhe, contudo, poderia impactar negativamente na qualidade da tela e duração da bateria.

Um relatório divulgado em 2022 demonstra que a Samsung tinha cerca de 88% da fatia de mercado de dobráveis em 2021. O domínio seguiu ao longo dos últimos anos, quando a fabricante sul-coreana conseguiu vender o dobro da soma de todas as suas concorrentes juntas. Isso ocorreu muito em função do lançamento da linha Galaxy Z Flip 4 e Galaxy Z Fold 4 — que venderam mais de 14 milhões de unidades ao redor do mundo, no período da pesquisa. Por conta disso, a indústria mobile volta os seus olhos novamente para os celulares dobráveis e reaquece a disputa com novos lançamentos de fabricantes como Huawei e Xiaomi.

Com informações de Android Authority e MacRumors

https://www.techtudo.com.br/noticias/2024/02/apple-prepara-celular-dobravel-para-concorrer-com-o-galaxy-z-flip-diz-rumor-edmobile.ghtml