Vendas de celulares caem 6% no terceiro trimestre devido a falta de chips

Entre as cinco empresas que mais venderam celulares no terceiro trimestre, apenas a líder Samsung teve queda nas vendas

Por g1

Falta de chips impacta produção de celulares — Foto: Fábio Tito/G1

Levantamento da Gartner indica escassez de componentes atrasou lançamento de produtos e impactou oferta de smartphones aos consumidores.

As vendas de celulares caíram 6,8% no terceiro trimestre de 2021 na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a consultoria Gartner. A retração aconteceu por conta da falta de chips, que afeta produções em todo o mundo e tem impacto na oferta aos consumidores finais.

O levantamento apontou que, entre julho e setembro de 2021, foram 342,2 milhões de smartphones vendidos em todo o mundo. No mesmo período de 2020, as empresas venderam 366,2 milhões de unidades.

O diretor de pesquisa sênior da Gartner, Anshul Gupta, afirmou que atrasos no lançamento de produtos, cronogramas de entregas maiores e estoques insuficientes levaram à queda das vendas, mesmo com uma forte demanda por parte dos clientes.

“As restrições de oferta impactaram a programação de produção de smartphones básicos e utilitários muito mais do que smartphones premium”, afirmou o analista.

Marcas que mais venderam

Entre as cinco empresas que mais venderam celulares no terceiro trimestre, apenas a líder Samsung teve queda nas vendas. A empresa passou de 80,8 milhões de unidades entre julho e setembro para 69 milhões no mesmo período deste ano.

A Apple e as chinesas Xiaomi, Vivo e Oppo, que aparecem na sequência do ranking, tiveram alta nas vendas. O levantamento aponta que, somadas, as demais marcas venderam cerca de 30 milhões de unidades a menos.

https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2021/11/25/vendas-de-celulares-caem-6percent-no-terceiro-trimestre-devido-a-falta-de-chips.ghtml