Apple volta ao segundo lugar no mercado global de celulares; veja ranking

Empresa vendeu 96% a mais no último trimestre de 2020 e ultrapassou Huawei.

Por Larissa Infante, para o TechTudo

Divulgação/Apple

A Apple recuperou o segundo lugar no ranking de celulares mais vendidos do mundo, logo atrás da Samsung. A criadora do iPhone ultrapassou a Huawei em 2020. A gigante chinesa enfrenta grandes dificuldades por estar banida nos Estados Unidos e não poder usar mais o sistema Android.

Os dados foram divulgados em relatórios das consultorias Counterpoint Research e Canalys. Eles levam em conta o número de aparelhos que cada fabricante enviou às lojas no ano de 2020. As chinesas Xiaomi, Oppo e Vivo apresentaram grande crescimento e também subiram no ranking.

De acordo com a pesquisa, as severas sanções comerciais dos Estados Unidos afetaram as vendas da Huawei no ano passado. As remessas de smartphones da empresa chinesa foram 21% menores em comparação com 2019.

Apesar de ter se mantido em terceiro lugar no ranking anual, com 187,7 milhões de aparelhos enviados, a fabricante chinesa ficou em sexto lugar no último trimestre do ano, conforme aponta a Counterpoint. Esta é a primeira vez em seis anos que a empresa não fica entre os cinco primeiros colocados.

Sem o mercado norte-americano, a companhia conseguiu se manter no ranking graças às vendas domésticas na China, para onde teria despachado 70% dos telefones. O desempenho da empresa foi impulsionado por novos modelos 5G, como o Mate 40 Pro e o Nova 7.

https://www.techtudo.com.br/noticias/2021/01/apple-volta-ao-segundo-lugar-no-mercado-global-de-celulares-veja-ranking.ghtml