Nokia no Brasil: HMD Global volta a vender celulares da marca no país

Exclusivo • Assunto está em discussão com as operadoras de telefonia móvel. HMD Global também anuncia primeiro smartphone com 5G.

Nokia 8.3 5G e outros celulares foram anunciados nesta quinta-feira (19) — Foto: Divulgação/Nokia

Por Thássius Veloso, do home office

A Nokia confirmou na tarde desta quinta-feira (19) que vai voltar a vender celulares no Brasil ainda neste ano. O anúncio foi feito pelo CEO da empresa HMD Global, Florian Seiche, diretamente da Europa numa transmissão via internet na qual foram apresentados quatro novos telefones, dentre eles um modelo compatível com internet 5G. Mais cedo, o TechTudo antecipou o anúncio ao revelar com exclusividade que o setor de telecomunicações se prepara para o retorno da icônica marca.

Duas fontes do mercado haviam dito que as negociações estavam em andamento. São concorrentes diretos que aguardam o relançamento da icônica marca.

Nas avaliações internas, concluiu-se que o nome Nokia continua tendo muito apelo entre os brasileiros. Ainda não há detalhes sobre quais aparelhos vão desembarcar primeiro por aqui.

Atualmente o mercado de telefones é dominado pela Samsung com mais da metade das vendas. Em seguida aparecem Motorola em destaque e a LG numa posição mais tímida. Juntas, elas respondem pelo maior volume de vendas em território nacional. A Apple come por fora no segmento de smartphones premium, em que os consumidores ainda demonstram muito apetite pelos iPhones.

Primeiro celular Nokia com 5G

A fabricante aproveitou o dia para apresentar quatro novos smartphones:

Nokia 8.3 5G: primeiro smartphone da empresa com acesso à internet 5G, ele também já ganhou o apelido de “telefone do James Bond” porque estará no próximo filme da franquia 007. A fabricante destaca a câmera quádrupla com tecnologia da Zeiss.

Nokia 5.3: o celular tem processador Snapdragon 665 (Qualcomm) e promessa de dois dias de autonomia de bateria. A ficha técnica inclui tela de 6,55 polegadas e câmera quádrupla. Roda Android 10.

Nokia 1.3: mais básico, o telefone roda Android 10 na edição Go, mais leve. Por isso mesmo, o preço será menor, apesar de não ter sido anunciado. Marca presença o novo aplicativo de câmera do Google para modelos mais simples, anunciado hoje com o nome de Câmera Go.

Nokia 5310: muita gente vai se lembrar do Nokia 5310 Xpress Music original, um celular antigo cujo principal apelo dizia respeito à execução de música. Aproveitando a onda nostálgica dos tempos recentes, a fabricante optou por relançá-lo com direito a tocador de MP3, rádio FM e dois alto-falantes frontais.

https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/03/nokia-prepara-retorno-ao-brasil.ghtml