Núcleo de Atenção Médica Integrada é referência em saúde
DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
O estudante Rodrigo Hatla, de 29 anos, sofreu um acidente de carro no ano passado e teve múltiplas fraturas na perna esquerda. Do hospital, onde recebeu os primeiros procedimentos, foi encaminhado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ao Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami), da Universidade de Fortaleza (Unifor) para a reabilitação.
Dez meses depois, ele já consegue andar e se diz aliviado de contar com um serviço médico de excelência em reabilitação. Rodrigo é um dos pacientes atendidos pelo Núcleo que, somente no ano passado, realizou mais de 100 mil atendimentos e 300 mil procedimentos em saúde, destacando-se consultas, exames laboratoriais, diagnósticos por imagem, vacinas e diversas terapias.
"O Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami) está inserido na rede secundária ambulatorial de saúde e tem convênio com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS)", informa o diretor do Nami, Rodrigo Dornfeld Escalante.
De acordo com ele, a principal missão é "desenvolver ações de saúde no nível secundário de atenção, promovendo, prevenindo, diagnosticando, tratando e reabilitando de maneira interdisciplinar, visando à melhoria da qualidade de vida de seus usuários". Para ser beneficiada, a pessoa deve ser encaminhada pela rede municipal. "Atendemos também a convênios e a particulares", destaca Escalante.
Estrutura
Em 14 mil metros quadrados de área, em prédio de cinco andares, por onde se anda, é possível notar a eficiência dos trabalhos realizados. Há, ali, atendimentos em terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, enfermagem, nutrição e medicina - entre, pelo menos, 28 especialidades médicas - feitos por profissionais e estudantes em uma moderna e multidisciplinar estrutura.
O foco é na humanização e na evolução do atendimento, sempre em consonância com pesquisas acadêmicas desenvolvidas na Universidade.
"Quem é paciente ou tem familiar precisando de atendimento fica mais tranquilo ao ser encaminhado ao Núcleo de Atenção Médica Integrada", ressalta a costureira Maria Auxiliadora Araújo, enquanto aguarda a filha Isabela Cristina, de 4 anos, fazer sessão de fisioterapia na piscina coberta do complexo.
"Encontramos tudo no mesmo local, e isso facilita nossa vida", afirma Ana Maria Santos, cuidadora do aposentado Francisco Ferreira, de 93 anos, que faz reabilitação no setor de Terapia Ocupacional.
Destaques
Nos serviços ofertados, aponta Rodrigo Escalante, destaca-se a interdisciplinaridade como, por exemplo, os ambulatórios de estimulação neurossensorial.
"O local realiza intervenção terapêutica interdisciplinar - neurologista, fonoaudióloga, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional - no atendimento aos pacientes portadores de paralisia cerebral e doenças congênitas, tendo o apoio de ambientes terapêuticos modernos, como as salas de Integração Sensorial e a casa adaptada assistidas pelo corpo de profissionais da Terapia Ocupacional", afirma.
Atividades
São desenvolvidas atividades específicas para diferentes faixas etárias, bem como para necessidades sensoriais distintas. O setor de atendimento ao adulto e idoso realiza uma reeducação sociofuncional dos pacientes com necessidades especiais.
A paciente Andreia Lima, por exemplo, participa de terapia para fortalecer a memória e a coordenação motora. "É maravilhoso saber que meu avô tem esse cuidado semanal", elogia Edna Gomes Pereira.
O Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami) concentra também parte da infraestrutura do curso de Medicina da Unifor, incluindo salas de aulas, de grupos tutoriais e os laboratórios multifuncionais, de habilidades médicas e simulação realística, ressalta Rodrigo.
O futuro médico Jairo Filho acredita que a prática aliada à teoria faz diferença. "Aqui, a gente sai sabendo como é o cotidiano com os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)", comenta o universitário.
"Além disso, contamos com equipamentos de última geração, o que nos deixa sempre em dia com o que há de mais avançado na Medicina, e isso nos credencia quando chegamos ao mercado de trabalho", acrescenta Jairo Filho, ao lado da colega de curso Manoela Dias.
ENQUETE
Credibilidade e sucesso nos tratamentos
"Minha filha teve AVC em 2008 e, desde 2009, está sendo reabilitada pelos profissionais do Núcleo de Atenção Médica Integrada. Ela avançou muito e isso me dá muita tranquilidade".
Juraci Neves Pereira
Dona de casa
"Meu filho tem 3 anos e, desde os três meses, faz tratamento aqui. Ele tinha um irmão gêmeo que faleceu. Com diagnóstico bem complicado, John gosta daqui e tem se desenvolvido bastante".
Maria José da Costa
Dona de casa
"Não sei nem o que dizer sobre o Núcleo de Atenção Médica Integrada. Aqui, meu garoto se sente bem e, graças a todos os profissionais, como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, ele tem se superado"
Elisandra Santos
Dona de casa
28 especialidades no mesmo local
Luís David, de 12 anos, recebe tratamento especializado da equipe de Fisioterapia do Núcleo de Atenção Médica. Integrada (Nami), da Unifor. “Meu pé está bem melhor e já posso fazer os exercícios sem muita dor”, comemora
Entre as 28 especialidades do Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami), o setor de Fisioterapia desenvolve ações de saúde nos níveis primário e secundário, promovendo, prevenindo, diagnosticando, tratando e reabilitando o movimento humano e as variáveis a ele relacionadas, de maneira integrada e interdisciplinar, visando à melhoria da qualidade de vida dos usuários.
É o caso de Luís David, 12, que há um ano faz tratamento sob a coordenação da professora Isabel Neves. “Meu pé está bem melhor e já posso fazer os exercícios sem tanta dor”, diz ele.
A estagiária em Fisioterapia, Juliana Dias, avalia que o trabalho envolvendo alunos e professores proporciona aos estudantes universitários a prática para melhor formação profissional ao mesmo tempo em que a instituição “cumpre com a responsabilidade social de dar atendimento gratuito e bom para pessoas carentes”, analisa.
O serviço de Fonoaudiologia do Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami) atua na avaliação, prevenção e tratamento dos problemas de voz, fala, linguagem e audição. Nele, são realizados os mais diversificados atendimentos terapêuticos, tanto individual como em grupo.
Ali, são atendidos diagnósticos fonoaudiológicos como gagueira, disfonia, disfagia, distúrbio miofuncional oral, distúrbio de leitura e escrita, disartrofonia, dentre outros. É disponibilizado também o apoio de atendimentos otorrinolaringológicos, com a realização de exames de laringoscopia.
Outro serviço que merece destaque é o Centro de Diagnóstico, que possui aparelho de ecocardiograma tridimensional e dispõe de sala de recuperação com leitos equipados com suportes para intercorrências.
FIQUE POR DENTRO
Núcleo conta com estrutura de 14 mil metros
O Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami) foi criado em 1978 e ampliado em 2004. Tem estrutura de 14 mil m². O atendimento vai desde consultas, análises laboratoriais e imunização a serviços de diagnósticos por imagem, enfermagem, nutrição, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social e terapia ocupacional.
O Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami) conta, ainda, com três miniauditórios, 12 salas para discussão de casos; piscina externa com visor para facilitar o acompanhamentos da prática dos exercícios; piscina interna aquecida para as atividades de terapias, atendimento multidisciplinar, além de casa adaptada para portadores de deficiência.
Comentários