Dia Mundial do Rim alerta para a prevenção

Diabetes e hipertensão estão entre as principais causas da perda renal. A doença já acomete quase 10 milhões de brasileiros

Dados  da Sociedade Brasileira de Nefrologia revelam: quase 10 milhões de brasileiros, praticamente o mesmo  número de pessoas que têm diabetes, possuem alguma disfunção renal. No mundo, mais de um milhão de pacientes estão em programa de diálise.

A perda da função renal pode acarretar sérios problemas à saúde.  A hipertensão arterial (35,2%) e diabetes (27,5%) são as principais causas desta doença. Estima-se que existam no Brasil 35 milhões de hipertensos e sete milhões de diabéticos. “ Estas doenças podem levar o paciente à perda da função dos rins e, consequentemente, à diminuição da capacidade de filtração das impurezas do nosso organismo, explica o médico Hercílio Alexandre da Luz Filho, presidente da Pró-Rim.

Segundo Dr. Hercílio, uma das principais medidas preventivas de combate à disfunção renal em portadores de diabetes e hipertensão é o controle do nível de açúcar no sangue e pressão arterial, além do colesterol e triglicerídeos nos níveis desejados.

A realização de exames de urina, glicemia e de creatinina também são importantes. Excluir o fumo, mudanças de hábitos como praticar atividades físicas,combater a obesidade, e adotar uma dieta saudável também são essenciais para a saúde e longevidade.

“Diabéticos e hipertensos com suspeita de doença renal devem consultar um nefrologista. O profissional pode indicar medicamentos que visam retardar a lesão renal, bem como ajustar a dose dos remédios e também evitar aqueles que poderiam prejudicar a função renal”, complementa o presidente da Fundação.

No dia Mundial do Rim que é lembrando em 14 de março, a principal mensagem da comunidade científica especializada é alertar a população sobre as questões relacionadas à Doença Renal Crônica (DRC) e educar sobre como se prevenir desta epidemia silenciosa. “A doença renal crônica é considerada um problema de saúde pública. Na última década, houve um aumento de mais de 100% no número de pacientes nas clínicas de diálise. Nosso propósito é mostrar à população que com hábitos saudáveis e realização dos devidos exames é possível se prevenir”, finaliza Dr. Hercílio.