Homem morre vítima de meningite meningocócica em Rio Preto, SP

Desde janeiro foram registrados quatro casos da doença.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba

São José do Rio Preto (SP) registrou o primeiro caso de morte por meningite meningocócica de 2013. A vítima é um homem de 55 anos que ficou internado durante uma semana na Santa Casa da cidade. Ele morreu no sábado (9).

De acordo com a Secretaria de Saúde de Rio Preto, foi realizada a quimioprofilaxia (prescrição de antibióticos) nas pessoas que tiveram contato com a vítima e que apresentaram indicação e critérios para a ação.

De 1º de janeiro a 11 de março, segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica, foram registrados no município quatro casos de doença meningocócica, um em janeiro, outro em fevereiro e dois no mês de março.

Sobre a meningite
A meningite é uma doença grave e pode acometer pessoas de qualquer idade. Segundo o Ministério da Saúde, as meningites bacterianas, como a meningococócica, são clinicamente mais graves e tem maior importância em saúde pública pela sua gravidade e capacidade de ocasionar surtos e epidemias.

Ainda segundo o Ministério, a doença meningocócica é transmissível e tem altas taxas de letalidade. As principais formas clínicas da doença podem ser apresentadas como infecção do sistema nervoso central (meningite meningocócica), infecção da corrente sanguínea (meningococcemia) ou sob as duas formas associadas (meningite meningocócica e meningococcemia), que pode evoluir rapidamente para choque.