Pesquisa relaciona consumo de álcool a vítimas de acidentes e agressão
Das pessoas que sofreram agressão, 49% tinham consumido bebida alcoólica ou apresentavam sinais de embriaguez. No trânsito, uma em cada cinco vítimas de acidentes também ingeriu álcool.
Os riscos do consumo excessivo de álcool: um levantamento do Ministério da Saúde traz números impressionantes sobre vítimas de agressões e de acidentes. Mais de 150 mil pessoas foram parar nas emergências dos hospitais. Uma em cada cinco vítimas de acidente de trânsito tinha bebido. Os números assustam.
A pesquisa se refere às vítimas da violência decorrente do consumo de álcool e revela que 49% das pessoas que sofreram algum tipo de agressão tinham consumido bebida alcoólica ou apresentavam sinais de embriaguez. No trânsito, uma em cada cinco vítimas de acidentes também ingeriu álcool.
O estudo levou em conta os atendimentos em 71 hospitais da rede pública, em 27 capitais. Os dados sobre acidentes de trânsito revelam que em 2009, 123 mil pessoas foram internadas pelo SUS. Em 2010, 145 mil; em 2011, 153 mil; e 157 mil no ano passado, número que ainda não é definitivo.
Só em 2011, o Sistema Único de Saúde gastou R$ 200 milhões em internações de pessoas que sofreram acidentes de trânsito. O levantamento também mostra que as principais vítimas eram homens com idade entre 20 e 39 anos.
O Ministro da Saúde destacou que entre as pessoas que sofreram algum tipo de agressão, 28% tinham entre 9 e 11 anos de escolaridade. Entre as vítimas de acidentes de trânsito, o percentual era ainda maior: 40%. “Estamos perdendo vítimas não só na faixa etária extremamente produtiva, mas com grau de instrução qualificado”, afirma Alexandre Padilha.
Comentários