Dores nos olhos e cabeça podem ser problemas na visão, afirma médico
Dificuldades visuais reduzem o rendimento escolar das crianças.
Do G1 São Carlos e Araraquara
Dores frequentes nos olhos e na cabeça podem significar problemas na visão, segundo afirmou o médico oftalmologista José Augusto Cardillo. Além dos preparativos com material escolar e transporte para a volta às aulas, os pais devem ficar atentos a esses sintomas para descobrir se seus filhos precisarão fazer uso de óculos.
Depois de dois meses com dores na cabeça e nos olhos, Ana Elise de sete anos recebeu o diagnóstico de astigmatismo do oftalmologista. “Eu tinha muita dor de cabeça e no meu olho e também não enxergava muito bem”, contou a menina.
O oftalmologista explica que além das dores na cabeça e nos olhos, o principal sintoma que pode identificar a necessidade do uso de óculos é a aproximação para a leitura no caderno ou na lousa. “Em casa, a mãe também pode notar se o filho se aproxima muito da televisão”, disse.
“O rendimento escolar abaixo do esperado para a criança também pode ser causado por uma redução na capacidade visual”, completou Cardillo.
Testes
Segundo o oftalmologista, alguns testes podem ser feitos em casa para identificar a deficiência visual. “A gente recomenda às vezes que se coloque alguma coisa um pouco mais distante, como algo para leitura ou desenhos, para ver se a criança enxerga”, orienta.
O médico explicou que as idades chaves para o aparecimento de problemas na visão são desde o nascimento até os 7 anos. “Quando a criança é muito pequena ela não tem sintomas, mas apresenta alguns sinais sugestivos, como um olho torto ou franzir a testa”, afirmou Cardillo.
Os problemas mais comuns encontrados em crianças são a miopia, astigmatismo ou hipermetropia. Em termos de doença, o estrabismo é o mais comum, segundo Cardillo.
Eu uso óculos
Após receber a receita do médico, Ana Elise não teve dificuldades em aceitar que teria que usar óculos e a escolha do modelo foi fácil. “Eu falei para a moça colocar os modelos em cima da mesa, aí eu escolhi e comprei”, disse.
Porém nem todas as crianças aceitam fazer uso dos óculos com facilidade e, por isso, a indústria de armações investe e produz modelos cada vez mais variados. Ana achou uma armação na cor de sua preferência. “Eu queria rosa, pois eu gosto dessa cor”, explicou.
Comentários