Ministro inaugura centros antidrogas em Fortaleza

Antes de acompanhar a visita da presidente Dilma Rousseff ao Hospital da Mulher e ao Estádio Castelão, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inaugurou o Centro de Referência e Prevenção ao Crack e Outras Drogas e mais um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps AD) 24 horas, localizados na Avenida Duque de Caxias, no Centro de Fortaleza. A prefeita Luizianne Lins deveria participar da solenidade, mas cancelou o compromisso minutos antes.

Sem a companhia da prefeita, Alexandre Padilha conheceu as instalações dos equipamentos, descerrou as placas de inauguração e disse que a obra é mais um ato que marca o compromisso da atual gestão municipal com a saúde. O ministro ainda conheceu os pacientes que ocupam os dez leitos do Caps AD.

Padilha destacou que existem mais dúvidas do que certezas no que diz respeito ao tratamento de dependentes químicos. "Mas, às vezes, o que é decisivo é você reconstruir o projeto de vida dessas pessoas. E os Caps AD ajudam, porque juntam cultura, esporte e lazer", disse, informando que cerca de R$ 70 milhões serão investidos em ações contra o crack, na Capital, até 2014.

A coordenadora de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas da Prefeitura, Rane Félix, fala que o principal desafio ainda é realizar um trabalho integrado, com o envolvimento de outras secretarias municipais. De acordo com ela, a rede de saúde mental da cidade é composta por 14 Caps (cinco gerais e um geral 24 horas, quatro AD e dois AD 24 horas e dois infantis).

Nos Caps, os pacientes são assistidos em regime de atenção diária, com atendimentos individuais, grupais e oficinais terapêuticas. A equipe é formada por enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social, terapeuta ocupacional, psiquiatra, psicólogo e artista.

Já o Centro de Referência realiza ações planejadas junto à comunidade, organizações governamentais e não governamentais. Promove várias atividades e também conta com uma equipe multidisciplinar.

A titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ana Maria Fontenele, o secretário da Saúde do Ceará, Arruda Bastos, e o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, também estiveram no evento.

RAONE SARAIVA
REPÓRTER