Segunda etapa da vacinação contra dengue no Ceará começa em julho; imunização vai ser ampliada para mais 23 cidades

O público alvo da campanha de vacinação, definido pelo MS, abrange crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.

Segunda etapa da vacinação contra dengue no Ceará começa em julho; imunização vai ser ampliada para mais 23 cidades

O público alvo da campanha de vacinação, definido pelo Ministério da Saúde, abrange crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.

Por g1 CE

Como saber se você está com dengue e se é grave

A segunda fase da campanha de imunização contra a dengue no Ceará começa no próximo dia 1º de julho. Essa nova etapa vai expandir e incluir mais 23 municípios do estado na imunização contra a doença. A informação foi compartilhada, nesta quarta-feira (19), pelo governador Elmano de Freitas.

O público alvo da campanha de vacinação, definido pelo Ministério da Saúde, abrange crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Até agora, apenas quatro municípios cearenses tinha recebido aplicando doses do imunizante contra a dengue: Fortaleza, Itaitinga, Eusébio e Aquiraz. Com a adição das novas cidades, vai chegar a 27 o número de municípios ministrando a vacina.

Para esta nova fase da vacinação, o Ceará vai receber mais 11.349 doses da vacina. Elas serão distribuídas entre os seguintes municípios:

Acopiara

Altaneira

Antonina do Norte

Araripe

Assaré

Campos Sales

Cariús

Catarina

Crato

Deputado Irapuan Pinheiro

Farias Brito

Iguatu

Jucás

Mombaça

Nova Olinda

Piquet Carneiro

Potengi

Quixelô

Salitre

Santana do Cariri

Saboeiro

Tarrafas

Várzea Alegre

"As 11.349 novas doses correspondem a 25% da meta de crianças e adolescentes cearenses com 10 a 14 anos de idade. O Governo do Estado promoveu o treinamento dos profissionais para a aplicação dos imunizantes. É fundamental que todos que fazem parte do público-alvo compareçam às unidade de vacinação", disse o governador.

A distribuição da vacina contra a dengue no Brasil teve início no mês de fevereiro, em meio a um recorde de casos da doença e de mortes em decorrência dela.

Inicialmente, 16 estados e o Distrito Federal receberam o imunizante, mas o Ceará não estava entre os contemplados por conta da baixo número de casos de dengue no estado. No entanto, o estado passou a receber a vacina em abril e começou a vacinar o público alvo em maio.

https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2024/06/19/segunda-etapa-da-vacinacao-contra-dengue-no-ceara-comeca-em-julho-imunizacao-vai-ser-ampliada-para-mais-23-cidades.ghtml