Hemoce mantém certificação internacional de gestão da qualidade ISO 9001:2015
A certificação reconhece que os processos de produção e serviços estão adequados a normas internacionais
Ascom Hemoce - Texto e Arte
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), conquistou a manutenção da certificação da ISO 9001:2015. Após cinco dias de auditoria, nas datas de 28 de agosto a 1° de setembro, o Hemoce manteve o reconhecimento da norma internacional.
A auditoria foi realizada nas áreas técnicas e setores administrativos da sede do Hemoce em Fortaleza e nas unidades do interior do Ceará, em Crato, Juazeiro do Norte e Iguatu. Todos os hemocentros avaliados foram recomendados pela auditora da QMS Brasil, Sheila Canos, a manter a certificação da ISO. “Durante essa visita, pude perceber que vocês tem muita experiência e já conseguiram ultrapassar muitas dificuldades. O que posso dizer é que o Hemoce é uma referência para o país”, destaca a auditora Sheila Canos.
A certificação reconhece que os processos de produção e serviços estão adequados a normas internacionais, dando um selo de reconhecimento ao Sistema de Gestão da Qualidade. A hemorrede cearense conta com seis unidades e atende a 184 municípios. “O Hemoce tem essa responsabilidade de oferecer para cada um e para todos o melhor que a gente pode. É uma responsabilidade muito grande, mas é nosso compromisso trabalhar com excelência. A auditoria nos diz que estamos no caminho certo e vamos continuar com esse compromisso de oferecer sempre o nosso máximo”, disse a diretora-geral do Hemoce, Luciana Carlos.
A hemorrede do Ceará foi a primeira do Nordeste a ter a certificação da ISO 9001:2015, feito conquistado em 2021, este ano a auditoria de manutenção comprovava que a certificação se mantém com alta qualidade nos produtos e serviços oferecidos pelas unidades do Hemoce.
Certificação
O Hemoce é certificado pela norma ISO 9001, versão 2015, no Sistema de Gestão da Qualidade no Ciclo do Sangue para os Processos de Captação de doadores, triagem, coleta, processamento, sorologia, imuno-hematologia, armazenamento, transporte, ambulatório de transfusão e distribuição. Em 2016, o escopo foi ampliado e, agora, abrange todas as áreas do Hemoce Fortaleza.
Em 2018, com a nova atualização da ISO 9001:2015, o Hemocentro de Fortaleza renovou a certificação e conquistou a certificação dos equipamentos regionais de Sobral e Crato. Em 2021, foi a vez dos hemocentros de Iguatu e Quixadá, do hemonúcleo de Juazeiro do Norte e do CDC do Hemoce Fortaleza serem reconhecidos. No ano passado, as unidades do Hemoce em Quixadá e Sobral receberam a auditoria de manutenção e foram reconhecidas. Com a auditoria de manutenção deste ano nas demais unidades do Hemoce, toda a hemorrede do Ceará mantém a certificação da norma internacional.
Norma ISO
A ISO é uma entidade de padronização e normatização que foi criada em Genebra, na Suíça, em 1947, para manter a qualidade permanente de produtos e serviços por meio de um conjunto de ações preventivas. O nome ISO vem da sigla de International Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização).
A ISO 9001 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade destes seja permanentemente melhorada. As diretrizes foram elaboradas por meio de um consenso internacional acerca das práticas que uma organização deve tomar a fim de atender plenamente aos requisitos de qualidade total.
https://www.ceara.gov.br/2023/09/05/hemoce-mantem-certificacao-internacional-de-gestao-da-qualidade-iso-90012015/
Comentários