Colesterol alto: cardiologista elenca os quatro piores alimentos para o problema

Condição está associada ao aumento do risco de problemas cardiovasculares, como infarto e AVC

Por O GLOBO — São Paulo

Cachorro quente e batata frita são exemplos de alimentos enquadrados como ultraprocessados. Freepik.com

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 40% dos adultos no Brasil têm um diagnóstico de colesterol alto. Na população geral, a prevalência também é alarmante: na última pesquisa Vigitel do Ministério da Saúde que perguntou aos brasileiros sobre a dislipidemia – elevação de colesterol e gorduras no sangue –, 22,6% respondeu ser acometido pelo quadro. O alto número de pessoas vivendo com o problema no país preocupa, uma vez que se trata de uma das principais causas para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

O colesterol em si é um lipídio essencial na formação da membrana de todas as células do corpo. Ele é 70% produzido no fígado, e os demais 30% são adquiridos pela alimentação. O problema é o excesso e alimentação desempenha um papel importante nessa questão.

A melhor forma de prevenir o aumento do colesterol no sangue é manter uma alimentação saudável rica em fibras, como cereais integrais, verduras e frutas. Reduzir o consumo de alimentos de origem animal, como carnes e queijos amarelos, dando preferência para carne branca e peixe.

A cardiologista Elizabeth Klodas, fundadora da Preventive Cardiology Consultants, listou ao site especializado Medical Daily os quatro piores alimentos para o colesterol alto e as substituições indicadas para cada um.

Carne processada

Não é novidades que alimentos processados, como bacon, cachorro-quente e salame são prejudiciais à saúde. Além de aumentar os níveis de colesterol, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que carnes processadas têm elevado teor de sódio, gorduras saturadas e substâncias cancerígenas. De acordo com a cardiologista, não há alternativa melhor do que evitar esses alimentos.

4 em 10 brasileiros têm colesterol alto: saiba os riscos e sintomas

Carne vermelha

A carne vermelha, incluindo hambúrgueres, costelas, bifes e costeletas de porco, contém gordura saturada e eleva os níveis de colesterol. No entanto, como é quase impossível para muitos evitar esse alimento, a recomendação é limitar a ingestão para uma vez por semana. Klodas sugere optar por proteínas magras de peixes como bacalhau, robalo, linguado e tilápia, em vez de carne vermelha.

Frituras

Alimentos fritos são altamente calóricos porque as gorduras saturadas ou trans são absorvidas pelos alimentos no processo de cocção e isso favorece o aumento nas taxas do colesterol ruim. O ideal é dar preferência aos alimentos assados, como batatas, couve ou brócolis.

Doces

As guloseimas, incluindo biscoitos, bolos e doces, normalmente são densas em calorias e pobres em nutrientes. Os doces contêm muito açúcar e gorduras saturadas que se traduzem em altos níveis de colesterol no organismo. Não há substituto para os doces, exceto, frutas. Mas como isso não supre a vontade das guloseimas para muitas pessoas, a melhor forma é preparar esses alimentos em casa e controlar a quantidade de gordura e açúcar utilizada.

https://oglobo.globo.com/saude/medicina/noticia/2022/12/colesterol-alto-cardiologista-elenca-os-quatro-piores-alimentos-para-o-problema.ghtml?utm_source=globo.com&utm_medium=oglobo