Minas registra uma morte a cada três diagnósticos de câncer de próstata

Dados alertam para importância da identificação precoce da doença, o que aumenta a chance de cura

Por Gabriel Rezende 

De janeiro até 15 de novembro de 2022, 1.200 pacientes morreram com câncer de próstata em Minas — Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

Segundo tumor maligno mais comuns entre os homens no Brasil, o câncer de próstata mata um em cada três pacientes diagnosticados com a doença em Minas Gerais. Os dados alertam para importância da identificação precoce da condição, o que aumenta a chance de cura, reforçam especialistas. Nesta quinta-feira (17) é comemorado o Dia Mundial do Enfrentamento ao Câncer de Próstata. 

Desde o início de 2019 até 15 de novembro deste ano, 19.302 pacientes foram diagnosticados com o câncer de próstata. No mesmo período, foram 6.086 mortes. Em 2022, foram 3.091 diagnósticos e 1.200 mortes — média de quase quatro óbitos por dia. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e referem-se a atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

“Os pacientes que evoluem para óbito muitas das vezes são diagnosticados tardiamente”, avalia o médico urologista, Mateus Furtado, da Santa Casa de BH e do Instituto Orizonti. Ele reforça que o diagnóstico precoce garante um “tratamento com potencial curativo”, aumentando as chances de recuperação dos pacientes. 

Oncologista clínico do Grupo Onco Clínicas e professor da PUC Brasília, Igor Alexandre Protzer Morbeck avalia com preocupação os dados em Minas. “O câncer de próstata é uma doença de lenta evolução. Por isso a importância do diagnóstico precoce”. Segundo ele, a taxa de letalidade no Estado está maior que em outros lugares do mundo.

“Podem estar chegando, no serviço público, mais casos avançados do que se deveria, havendo, então, possivelmente, uma falha nesse processo de rastreamento e diagnóstico precoce da doença”, pontua o especialista. 

https://www.otempo.com.br/cidades/minas-registra-uma-morte-a-cada-tres-diagnosticos-de-cancer-de-prostata-1.2767559