Ceará: sobe para 11 o número de casos da nova subvariante BQ.1 da Covid-19

A pasta orienta a população a completar seus esquemas vacinais contra a Covid-19, com doses de reforço, conforme faixa etária

Autor Ana Rute Ramires 

Testagem para covid-19(foto: Itamar Crispim/Fiocruz) 

Segundo a Sesa, todos os pacientes apresentam apenas sintomas leves da doença. Dez são residentes de Fortaleza e 1 do Eusébio 

Sobe para 11 o número de casos confirmados da subvariante BQ.1 da Covid-19 no Ceará por sequenciamento genômico. São dez em Fortaleza e um no Eusébio. No início da tarde desta sexta-feira, 11, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) já havia confirmado quatro casos, diagnosticados pelo Lacen. Segundo a pasta, posteriormente, mais sete casos foram confirmados pela Fiocruz Ceará.

A pasta orienta a população a completar seus esquemas vacinais contra a Covid-19, com doses de reforço, conforme faixa etária. Diante de sintomas, a orientação da secretaria é fazer o uso de máscara e buscar uma unidade de saúde municipal para realizar a testagem.

Se o paciente tiver confirmação da doença, ele deve cumprir isolamento pelo período de sete dias, a contar do primeiro dia dos sintomas, ou até o quinto dia, após exame com resultado negativo. 

O Estado vem apresentando aumento no número de casos da Covid-19 nas últimas semanas. Conforme Sarah Mendes, secretária executiva de vigilância em saúde da Sesa, "não há motivo para alarme".

"Se estiver sintomático, faça o teste, e proteja as pessoas mais vulneráveis", orientou. Conforme Sarah Mendes, a nova subvariante não tem mostrado nível maior de gravidade. A pandemia continua e precisamos reforçar os cuidados. Portanto, se você ainda não terminou seu esquema vacinal, busque uma unidade de saúde", orientou.

O que sabemos sobre a nova subvariante?

A BQ.1 é uma sublinhagem que descende da Ômicron BA.5, linhagem que causou ondas de casos no meio deste ano junto com a BA.4. Países na Europa tem passado por uma onda de casos de Covid-19, causada principalmente pela variante BQ.1. 

Conforme pesquisadora, o aumento da positividade de testes para a infecção e o aumento de casos reportados na subvariante BQ.1 no Brasil alertam para provável aumento de casos da infecção nas próximas semanas no País.

Leia mais em: https://www.opovo.com.br/coronavirus/2022/11/11/ceara-sobe-para-11-o-numero-de-casos-da-nova-subvariante-bq-1-da-covid-19.html