Laboratório pioneiro para trata anemia de equinos é inaugurado em Jucás
Na solenidade de abertura da nova unidade, autoridades do Estado e do município destacaram a importância da iniciativa
Jucás Está localizado nesta cidade, na região Centro-Sul do Estado, o primeiro laboratório de análises clínicas animal do Ceará, credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e autenticado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para realização de exames de sanidade de equinos para Anemia Infecciosa Equina (AIE) e para mormo.
A unidade vai facilitar a vida dos criadores de cavalos e contribuir para a sanidade de equinos no Ceará. Atualmente, os exames para mormo são realizados somente em outros Estados. O sangue é coletado nas fazendas, encaminhados para Fortaleza e depois segue para laboratórios em Pernambuco ou Paraíba. Há, portanto, um prazo médio de 30 dias para que o criador receba o resultado da sorologia.
A demora na liberação do resultado dos exames pode trazer prejuízos para o setor e para os produtores rurais, pois tanto a AIE, quanto o mormo são doenças que não têm cura, contagiosas e os bichos precisam ser sacrificados. O animal afetado pode contaminar o rebanho. O mormo tem um agravante: é uma zoonose, isto é, pode contaminar o homem, e não tem cura, levando-o à morte.
Auditoria
O laboratório Murilab, localizado em Jucás, é uma iniciativa pioneira do técnico em agropecuária, Geraldo Machado. Depois de três anos, o esforço dele e da esposa, Vilani, começa a ser concretizado. "Em 30 dias estaremos funcionando plenamente", anunciou. "Estamos aguardando a auditoria da Coordenação Geral de Apoio Laboratorial em Recife, do Ministério da Agricultura, para liberação dos exames de mormo".
O empresário investiu cerca de R$ 400 mil na instalação da unidade, que deve atender produtores rurais das regiões Centro-Sul e Sul (Cariri) do Ceará, Oeste de Pernambuco e da Paraíba e o Centro do Piauí.
É uma área que compreende mais de 250 municípios. "Estamos confiantes no nosso projeto e acreditamos que vai dar certo, atendendo os criadores com rapidez e seriedade e beneficiando o setor", aposta ele.
A ideia de Geraldo Machado é expandir a realização de exames para outras patologias, tais como brucelose, tuberculose e parasitas intestinais. A unidade conta com dois responsáveis técnicos, médicos veterinários. O secretário de Agricultura de Jucás, José Teixeira Neto, destacou a importância do evento na agilidade de liberação dos exames. "Uma das dificuldades dos criadores é a coleta da sorologia e o envio do resultado, mas com a abertura dessa unidade, esse obstáculo será superado".
A iniciativa é fruto da observação de Geraldo Machado, que durante seis anos trabalhou no serviço de fiscalização da Adagri e percebeu as dificuldades no campo para atender com rapidez e qualidade a demanda dos criadores de cavalos e burros. O presidente da Adagri, Augusto Júnior, disse que o laboratório de Jucás representa um avanço para a equinocultura. "Vai facilitar a vida dos produtores rurais e da sanidade equina", disse. "A Adagri acolhe com bons olhos essa iniciativa".
Augusto Júnior demonstrou preocupação com o surto de mormo que está chegando ao Ceará e que precisa ser controlado com rapidez. "Infelizmente, há maus criadores que escondem a doença e levam animais infectados para participar de competições como vaquejadas e corridas", disse. "A maioria dos cavalos são de alta genética e de elevado valor financeiro e aqueles infectados por AIE e mormo precisam ser sacrificados".
A partir de agora, é responsabilidade da Adagri ser informada pelos laboratórios sobre a confirmação de casos das duas doenças e, em 72 horas, deve ocorrer o sacrifício dos animais. Recentemente, foram sacrificados nove cavalos. "Os criadores devem estar atentos e adotar medidas preventivas, evitando que animais sadios sejam contaminados".
Augusto Júnior frisou que o papel do Estado, por meio das atividades da Adagri, é intervir para proteger o cidadão e o setor da equinocultura.
Mais informações:
Laboratório Murilab
Rua Joaquim Vieira Nobre, 380
Centro
Município de Jucás
Telefone: (88) 3517. 1352
HONÓRIO BEZERRA
REPÓRTER
Comentários