Quarta morte por raiva humana é confirmada em MG; novo caso está sendo investigado
Secretaria agora monitora um novo caso suspeito da doença: um adolescente de 17 anos
Por Rodrigo Salgado, g1 Minas — Belo Horizonte
Morcegos hematófagos podem transmitir a raiva. — Foto: Adapec/Divulgação
Criança de 4 anos morreu no dia 28 de maio. No total, já são quatro casos confirmados e um descartado da doença; outro está em investigação.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais confirmou nesta sexta-feira (17) que a morte de uma criança de 4 anos da zona rural de Bertópolis, no Vale do Mucuri, foi causada pelo vírus da raiva humana. Trata-se do quarto caso confirmado da doença neste ano.
A criança morreu no último dia 28. Antes dela, um menino de 5 anos de idade e dois adolescentes de 12 também haviam morrido em decorrência da doença. Todos eram residentes da zona rural de Bertópolis.
A secretaria ainda descartou um outro caso da doença, registrado no mesmo local, que acometeu uma criança de 11 anos, notificado em 21 de abril.
A cobertura vacinal na região de Bertópolis está em 98,5% na primeira dose e em 90,6% na segunda dose. Houve também reforço na vacinação dos animais.
Novo caso suspeito
A secretaria agora monitora um novo caso suspeito da doença: um adolescente de 17 anos, sem histórico de exposição ao animal suspeito, morador da área rural de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri.
O caso foi notificado no último dia 13 e o paciente se encontra em observação hospitalar após apresentar sintomas neurológicos.
No total, já são seis casos suspeitos da doença, sendo quatro mortes confirmadas, um descartado e um sob investigação.
https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2022/06/17/quarta-morte-por-raiva-humana-e-confirmada-em-mg-novo-caso-esta-sendo-investigado.ghtml
Comentários