Uso de cannabis para fins terapêuticos no Ceará pode ser votado dia 14 de junho
Cesau e Secretaria de Saúde do Estado apoiam a ideia
O Pleno do Conselho Estadual da Saúde (Cesau) votará, no próximo dia 14 de junho, o texto do projeto de lei para ser enviado à governadora Izolda Cels (PDT), que indica a criação de uma política estadual de uso da cannabis para fins terapêuticos no Ceará. A ideia é que o texto seja remetido pela governadora à Assembleia Legislativa por meio de mensagem - quando o projeto de lei parte como proposição do Executivo.
A recomendação foi confirmada na tarde desta quarta-feira, 8, em reunião ordinária do Grupo de Trabalho Cannabis Medicinal, que funciona dentro do Cesau. Segundo a secretária executiva do Conselho, Goretti Araújo, já há parecer favorável da assessoria jurídica do Cesau e apoio formal do secretário estadual da Saúde, Marcos Gadelha, para implementar essa nova política de saúde no Ceará. O texto ainda deverá ser avaliado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e ser submetido a previsões orçamentárias.
Entre as enfermidades e transtornos tratáveis com substâncias à base de cannabis estão: alzheimer, ansiedade generalizada, ataxia espinocerebelar, enxaquecas crônicas, hemofilia, paralisia cerebral, glaucoma, fibromialgia, fibrose cística, síndrome do intestino irritável, síndrome do pânico, transtorno do espectro autista, transtorno do sono, reumatismo, depressão, transtorno explosivo intermitente, epilepsia.
Notícias Vale do Sagado
Comentários