Desafio na amamentação: saiba o que é 'leite empedrado' e como resolver

Trata-se do acúmulo de leite nas mamas que acontece, normalmente, de três a cinco dias depois do parto

Desafio da amamentação (Foto: Getty Images)

A amamentação nem sempre é tão simples mesmo. Entre os problemas mais comuns está o ingurgitamento mamário, popularmente conhecido como "leite empedrado". Saiba por que acontece e como solucionar o problema

GIOVANNA FORCIONI

Amamentar é dedicação, aprendizado e... enfrentar desafios. Sim, nem sempre é tão simples mesmo. Entre os problemas mais comuns está o ingurgitamento mamário, popularmente conhecido como leite empedrado. A seguir, a pediatra e neonatologista Mônica Carceles Fráguas, do Hospital e Maternidade Pro Matre, em São Paulo (SP), explica o que é, por que acontece e como solucionar a questão. 

O que é

Trata-se do acúmulo de leite nas mamas que acontece, normalmente, de três a cinco dias depois do parto (pode ocorrer em outros momentos, mas é raro). Os seios ficam mais inchados e é comum sentir dor e desconforto, o que pode atrapalhar o aleitamento.

Quais são as causas?

É uma mudança hormonal: a mama incha e a circulação de sangue na região aumenta, fazendo com que ela comece a produzir mais leite. Pode ocorrer tanto com mães de primeira viagem quanto com as que já amamentaram antes.

Como prevenir?

Amamentando, amamentando... Deixar o bebê mamar em livre demanda é a melhor forma de esvaziar os seios e, assim, prevenir as dores causadas pelo acúmulo de leite.

O que fazer para aliviar?

Em caso de dor, faça uma massagem suave na região, antes de oferecer o seio. Ordenhar um pouco de leite, mas sem esvaziar a mama, também pode ajudar. Caso o incômodo persista, o recomendado é procurar ajuda médica, antes que o quadro evolua para uma mastite (inflamação da gândula mamária).

https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2022/01/desafio-na-amamentacao-saiba-o-que-e-leite-empedrado-e-como-resolver.html