Covid-19: Testes positivos para a doença saltaram de 5% para 30% em unidades da rede particular no Rio

Com sintomas de coronavírus, muitas pessoas têm ido em busca de exames na rede privada

Cíntia Cruz e Diego Amorim

Fila para fazer teste de Covid no laboratório Sérgio Franco, em Botafogo Foto: FABIANO ROCHA / Agência O Globo

RIO — Os testes positivos para Covid-19 aumentaram de 5%, em todo o mês de dezembro, para 30%, em apenas dois dias do mês de janeiro, nas unidades da Dasa, rede de saúde integrada composta pelos laboratórios Sérgio Franco, Bronstein e Lâmina.

Segundo o levantamento da Data & Analytics da Dasa, o volume de testes no Rio de Janeiro subiu 30,2% no mês de dezembro em relação a novembro.

Nos exames realizados nas mais de 900 unidades ambulatoriais da rede em todo o país, segundo o estudo, a taxa de positividade passou de 12,72%, em 27 de dezembro de 2021, para 27,22%, em 2 de janeiro. No dia 4 de dezembro, a positividade era de 1,38%.

Também houve aumento no volume de testes de RT-PCR para Covid-19 na Rede Dasa. O crescimento em dezembro foi de 55,3% comparado com novembro, patamar similar ao de julho. Os testes de antígenos também tiveram aumento de procura e a positividade alcançou 24,27% no dia 2 de janeiro, maior patamar da série histórica.

Nesta terça-feira, no laboratório Sérgio Franco, em Botafogo, Zona Sul do Rio, a fila dobrava o quarteirão. Um funcionário, sem se identificar, conta que o número de testes positivos para Covid-19 aumentou exponencialmente nos últimos dias:

— O material que tínhamos para dois meses de trabalho acabou em apenas três dias. Tivemos que buscar mais testes no estoque da empresa, de outras unidades. Atualmente, em média, cerca de 50% dos testes realizados aqui no laboratório estão positivando. Foi um aumento muito grande e em um curto período de tempo. Assustador.

https://oglobo.globo.com/rio/covid-19-testes-positivos-para-doenca-saltaram-de-5-para-30-em-unidades-da-rede-particular-no-rio-25341285?utm_source=globo.com&utm_medium=oglobo