Mais de 2 milhões de vacinas contra Covid doadas pelos EUA chegam ao Brasil

Ministro Queiroga não especificou de qual fabricante é o imunizante, mas segundo a GloboNews as vacinas são da AstraZeneca.

Por g1

EUA doam mais de 2 milhões de doses de Astrazeneca ao Brasil

Anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que não especificou de qual fabricante é o imunizante. Segundo a GloboNews, as vacinas são da AstraZeneca.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou na manhã deste domingo (21) a chegada de mais de dois milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 que foram doadas pelos Estados Unidos ao Brasil.

O avião com os imunizantes pousou por volta das 5h no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), segundo a Receita Federal.

"Agradeço pela parceria", escreveu em uma rede social o ministro. "Juntos, vamos vencer esta pandemia!".

Queiroga não especificou de qual fabricante é o imunizante, mas segundo a GloboNews as vacinas são da AstraZeneca.

Outras doações dos EUA

Os EUA já doaram diretamente três milhões de vacinas da Janssen contra a Covid-19 ao Brasil, em junho. Na época, foi o maior número de doses distribuídas pelos EUA a qualquer país.

Além disso, o governo Joe Biden já anunciou outras doações de vacinas para dezenas de nações:

80 milhões de doses, em abril, maio e junho, inclusive para o Brasil (60 milhões de doses da AstraZeneca e 20 milhões da Pfizer, da Moderna e da Janssen);

500 milhões de doses da Pfizer para 92 países pobres, também em junho (nesta doação, o Brasil ficou de fora).

Dose de reforço

O ministro também divulgou, no sábado (20), que tomou uma dose de reforço. "Hoje, no Rio de Janeiro, reforcei minha imunização contra a Covid-19".

"Ultrapassamos 300 milhões de doses aplicadas! Procure uma das 38 mil salas de vacinação para receber a 1ª, 2ª ou dose de reforço. Proteja-se!", escreveu Queiroga.

O Ministério da Saúde anunciou na terça-feira (16) a ampliação da dose de reforço para todos os brasileiros com mais de 18 anos e reduziu o intervalo de aplicação (veja no vídeo abaixo).

O ministério passou a recomendar também uma segunda dose para quem tomou a vacina da Janssen (que até então era aplicada em dose única).

https://g1.globo.com/saude/coronavirus/vacinas/noticia/2021/11/21/mais-de-2-milhoes-de-vacinas-contra-covid-doadas-pelos-eua-chegam-ao-brasil.ghtml