Fila por leito de UTI Covid em Minas Gerais tem 264 pessoas

Hospitais de referência, como o Eduardo de Menezes e Santa Casa, já estão sem vagas na terapia intensiva.

Por Patrícia Fiúza e Vagner Tolendato, G1 Minas e TV Globo — Belo Horizonte

264 pessoas aguardam por uma vaga em leito de UTI nesta sexta — Foto: Reprodução/TV Globo

Cidades da Região Metropolitana e central do estado estão à beira do colapso. Ribeirão das Neves e Ouro Preto já não têm mais vagas em leitos de terapia intensiva.

O avanço rápido do coronavírus por Minas Gerais já pressiona novamente a ocupação hospitalar. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), 264 pacientes aguardam por uma vaga em leitos de UTI nesta sexta-feira (4).

Belo Horizonte já estava com 89,5% dos leitos de UTI ocupados, segundo o último boletim divulgado na quarta-feira (2). Hospitais de referência, como o Eduardo de Menezes e Santa Casa, já estão sem vagas na terapia intensiva.

Por causa da alta na ocupação hospitalar, doze pessoas aguardam por uma vaga na capital, segundo a Secretaria de Estado de Saúde.

Só de Ribeirão das Neves, que fica na Região Metropolitana, são três pacientes à espera de um leito na capital.

"A gente já vive um momento bem complicado. A gente vive uma fase que não deveria ter os leitos ocupados como estamos. Estamos nos preparando para a terceira onda. Quanto mais a nossa demanda de pacientes intubados aumentar, maior é a demora para conseguir leitos em Belo Horizonte." , disse a superintendente de Urgência e Emergência, Adaiana Cristina de Oliveira Rodrigues.

A cidade, que tem 10 leitos de UTI para pacientes com Covid-19, está com ocupação de 100%. A taxa de transmissão por infectado está em 1,12, maior do que em BH, que estava em 0,98. Isso significa que cada cem pessoas contaminadas na cidade transmitem para outras 112.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, outras cidades da Região Central estão operando também com a estrutura no limite. A histórica Ouro Preto está com todos os leitos de terapia intensiva para Covid ocupados.

Sete Lagoas está com quase a totalidade das UTIs com pacientes. A taxa de ocupação está em 95,35%. A situação se repete em Contagem com taxa de ocupação de 93%; Betim, com 90,77% e Gunhães, com 90%.

Ribeirão das Neves reforça fiscalização contra festas clandestinas

Situação preocupante em todo o estado

Quatro das 14 regiões de Minas Gerais estão com mais de 90% dos leitos de UTI ocupados nesta sexta-feira (4). São as regiões Oeste, com 97,58%; Sul, com 91,93%; Centro-sul, com 91,34%; Leste do Sul, com 90,24%.

Outras quatro regiões estão com ocupação acima de 80%. São elas: Centro, onde fica a Região Metropolitana de Belo Horizonte, com 89,32%; Triângulo do Sul, com 88,75%; Jequitinhonha, com 88,33%; Leste com 82,43%.

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2021/06/04/fila-por-leito-de-uti-covid-em-minas-gerais-tem-264-pessoas.ghtml