Dois bebês morrem de sarampo no Amapá

Os óbitos são de duas meninas, sendo uma na capital, Macapá, e outra, em uma aldeia indígena,

Casos de sarampo passa de 2 mil em São Paulo (Foto: Getty)

As vítimas foram duas meninas, de 7 e 4 meses. Há duas décadas, o estado não registrava óbitos por causa da doença

CRESCER ONLINE

A morte de dois bebês por sarampo foi confirmada pela Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS/AP) nesta sexta-feira (14). O estado não registrava mortes causadas pela doença há duas décadas. Os óbitos são de duas meninas, sendo uma na capital, Macapá, e outra, em uma aldeia indígena, no município de Pedra Branca do Amapari, região central do Amapá.

No caso da capital, o óbito ocorreu no dia 28 de março. A menina tinha 7 meses e começou a apresentar os primeiros sintomas no dia 24 de fevereiro. Ela não estava vacinada. Já a criança indígena tinha 4 meses – ainda fora da faixa etária de vacinação – e faleceu no dia 19 de abril teve confirmação de sarampo.

Os exames para confirmar a doença foram realizados pelo Laboratório Central do Amapá (Lacen) e pela Fiocruz, no Rio de Janeiro. A Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS/AP) informou que é preciso reforçar as campanhas de vacinação para enfrentar o surto de sarampo no estado.

Sarampo

Somente em 2019, o sarampo matou mais de 207 mil pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Só nos últimos três anos, tivemos um aumento de 50% nos casos ao redor do mundo. Dados da Iniciativa do Sarampo e Rubéola, implementada pela agência da ONU e parceiros, revela que o total de mortes aumentou pela metade ao atingir 869.770 entre 2016 e 2019. 

Apesar da diminuição nas notificações de casos em 2020, não significa que estamos perto da erradicação da doença. Acredita-se que o cenário da pandemia e os esforços para conter o avanço do coronavírus foram os principais responsáveis pela queda de casos registrados.

Em regiões que enfrentam surto de sarampo, o Ministério da Saúde recomenda o uso de três doses de vacina: dose zero (D0) para crianças entre 6 e 11 meses de idade, dose um (D1) com 12 meses, e dose dois (D2) com 15 meses de idade. Em estados sem surto, somente duas doses são suficientes (D1 e D2).

https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/05/amapa-confirma-morte-de-dois-bebes-por-sarampo.html