Ceará recebe 11,6 mil vacinas CoronaVac, e espera mais 255,7 mil doses da AstraZeneca

A falta de vacinas da CoronaVac fez com que cerca de 10 municípios paralisassem a campanha de imunização

Esse é o 17º lote de vacinas que chega ao Ceará. (Foto: Divulgação/Governo do Ceará/Tatiana Fortes)

Por: LEONARDO MAIA

Ceará aguarda novo lote com 255,7 mil doses de vacina neste domingo

Na última semana, a falta de vacinas da CoronaVac fez com que cerca de 10 municípios cearenses paralisassem a vacinação com o imunizante. Quase 39 mil foram prejudicados em Fortaleza

O Ceará recebeu neste sábado o 17º lote com 11,6 mil doses da vacina CoronaVac, do Instituto Butantan, contra a Covid-19. O governador Camilo Santana (PT) divulgou ainda em suas redes sociais que há a perspectiva de receber mais 255,7 mil vacinas da AstraZeneca, produzida pela Fiocruz, neste fim de semana. Os imunizantes fazem parte do Plano Nacional de Imunização (PNI) e são repassados ao Estado pelo Ministério da Saúde.

Em todo o Ceará, a falta de vacinas da CoronaVac fez com que cerca de 10 municípios paralisassem a campanha de imunização. Só em Fortaleza, quase 39 mil pessoas serão prejudicadas. Na manhã deste sábado, o Ministério Público e do Trabalho pediram prioridade no envio de 58 mil doses do imunizante pelo Governo Federal, para concluir a aplicação da segunda dose no grupo prioritário (idosos) no Ceará, em pessoas que estão com imunização em atraso.

O Instituto Butantan entregou na manhã da sexta-feira, 30, o total de um lote de 600 mil doses da vacina CoronaVac ao Ministério da Saúde. A direção do órgão paulista está em tratativas com a biofarmacêutica chinesa Sinovac, parceira internacional no desenvolvimento do imunizante, para a chegada de mais um carregamento com pelo menos 3 mil litros de IFA. O Butantan trabalha para entregar mais 54 milhões de doses para vacinação dos brasileiros até o dia 30 de agosto, totalizando 100 milhões de unidades contratadas pelo PNI. 

https://www.opovo.com.br/coronavirus/2021/05/01/ceara-recebe-11-6-mil-doses-de-vacina-neste-sabado--mais-200-mil-sao-esperadas-ate-amanha.html