Síndrome de Kawasaki: o que é a rara doença inflamatória que vem afetando crianças infectadas pelo novo coronavírus
Crianças hospitalizadas apresentavam sintomas parecidos: febre alta, erupções cutâneas, olhos vermelhos, inchaço e dor generalizada
Crianças hospitalizadas com o choque no Reino Unido apresentavam sintomas parecidos: febre alta, erupções cutâneas, olhos vermelhos, inchaço e dor generalizada — Foto: PA Media/Via BBC
Observada em pacientes pediátricos no Reino Unido e outros países, a reação é rara, mas leva a quadros graves em pequena parcela de pacientes.
Por BBC
Descrita há apenas duas semanas, aproximadamente, uma rara doença inflamatória em crianças vem sendo associada ao coronavírus e já foi observada em países como Reino Unido, França, Estados Unidos e Itália.
Sintomas do coronavírus em crianças diferem dos adultos
Os casos conhecidos mostram que, apenas em uma pequena parcela de crianças, essa doença pode causar sérias complicações — que podem levar ao internamento em unidades de terapia intensiva (UTIs).
Até 100 crianças no Reino Unido podem ter sido afetadas e estudos sugerem que o mesmo está sendo observado em outras partes da Europa.
Acredita-se que esse quadro seja causado por uma resposta atrasada do sistema imunológico a um vírus ou uma bactéria — bem semelhante ao que ocorre na síndrome de Kawasaki. Os médicos que reportaram esses casos ocorridos no Reino Unido e em outros países disseram que, na maioria das crianças, foram detectados anticorpos para o novo coronavírus.
Resposta atípica do sistema imunológico ao coronavírus pode explicar casos minoritários de crianças seriamente afetadas pela Covid-19
Em abril, profissionais de saúde do NHS (sistema público de saúde britânico) foram alertados para esta reação rara, mas perigosa, em crianças. O comunicado da autoridade de saúde foi motivado pelo adoecimento de oito crianças em Londres, incluindo uma de 14 anos de idade que morreu.
Todas elas tinham sintomas semelhantes quando foram admitidas no Hospital Infantil Evelina de Londres: febre alta, erupções cutâneas, olhos vermelhos, inchaço e dor generalizada.
A maioria das crianças não teve grandes problemas pulmonares ou respiratórios, embora sete tenham sido colocadas em ventilação mecânica para melhorar problemas cardíacos e de circulação.
https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/05/15/sindrome-de-kawasaki-o-que-e-a-rara-doenca-inflamatoria-que-vem-afetando-criancas-infectadas-pelo-novo-coronavirus.ghtml
Comentários