Covid-19 - Estado de SP ultrapassa marca de 4 mil mortos

A taxa de letalidade no estado pela doença chega a 8,3%, superior à marca do Brasil, que é de 6,8%.

Idosa curada de Covid-19 tem alta da Santa Casa de Serrana, SP — Foto: Reprodução/EPTV

Estado de SP ultrapassa marca de 4 mil mortos por Covid-19 

São 4.118 mortos, 169 novos registros em 24 horas. Estado já contabiliza mais de 51 mi casos da doença.

Por G1 SP e SP1

O estado de São Paulo ultrapassou nesta quarta-feira (13) a barreira dos 4 mil mortos pela Covid-19. Segundo o secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann, o estado tem nesta quarta confirmados 4.118 óbitos por coronavírus, sendo 169 novas mortes confirmadas em 24 horas.

Ao todo, o estado de São Paulo já contabiliza 51.097 casos doença- foram 3.378 novos casos de terça para quarta-feira.

A taxa de letalidade no estado pela doença chega a 8,3%, superior à marca do Brasil, que é de 6,8%. Com os números de mortes, o governo estadual anunciou também que não seguirá o novo decreto do presidente Jair Bolsonaro e manterá fechados, por ora, salões de beleza, cabeleireiros, barbearias e academias.

É alta a concentração de casos na grande São Paulo: 423 cidades já registraram casos da doença. Os piores índices são no interior, onde o número de casos avança em uma velocidade absurda, enquanto que cidades como Limeira, Catanduva, São José do Rio Preto e Araçatuba apresentam os menores índices de isolamento: 39%.

Já Presidente Prudente e Araçatuba e Ribeirão Preto têm isolamento em cerca de 40%.

Em 2019, as doenças que mais mataram no estado de São Paulo foram outras. Em primeiro lugar estão as doenças isquêmicas do coração e infartos, com mais de 87 casos por dia. Em 2º lugar a pneumonia e, em 3º, as doenças hipertensivas. Agressões e assassinatos estão na 13º posição do que mais mataram no estado.Segundo o Sistema de Informação de Mortalidade do SUS./sus

O coronavírus, segundo o levantamento, deixou, até segunda-feira, em média 69 mortes por dia.

Em menos de dois meses, em números absolutos, a Covid-19 já fez mais vítimas, por exemplo, do que as mortes provocadas por agressões, que são os assassinatos, nos 12 meses do ano passado.

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/05/13/estado-de-sp-ultrapassa-marca-de-4-mil-mortos-por-covid-19.ghtml