Drauzio Varella faz alerta sobre vídeo antigo e reforça que isolamento é o recomendado no momento

O médico Drauzio Varella escreveu em seu site oficial um texto com um alerta para que seus vídeos antigos com orientações sobre como proceder em razão do novo coronavírus não sejam divulgados.

O médico Drauzio Varella escreveu em seu site oficial um texto com um alerta para que seus vídeos antigos com orientações sobre como proceder em razão do novo coronavírus não sejam divulgados. (Imagem O Globo)

Vídeo em que ele diz para as pessoas não alterarem suas rotinas tem circulado novamente agora, mas é de 30 de janeiro. 'Por prováveis interesses políticos, algumas autoridades oficiais estão usando esse conteúdo sem informar que se trata de material antigo', diz site do médico. Ministro do Meio Ambiente postou vídeo antigo no Twitter.

Por G1

O médico Drauzio Varella escreveu em seu site oficial um texto com um alerta para que seus vídeos antigos com orientações sobre como proceder em razão do novo coronavírus não sejam divulgados. E reforçou que a recomendação de momento é que seja feito o isolamento, principalmente para as pessoas com mais de 60 anos.

"Diante do cenário atual, retiramos o material antigo do site e das nossas redes e colocamos informações atualizadas. Por prováveis interesses políticos, algumas autoridades oficiais estão usando esse conteúdo sem informar que se trata de material antigo, cujas recomendações não valem mais", diz o artigo, no Portal Drauzio Varella.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, postou na madrugada deste domingo (22) um vídeo antigo do médico, de 30 de janeiro, o que gerou a desinformação. Pela manhã, Salles postou também o vídeo atual (que pode ser visto abaixo).

Segundo o site do médico, a pandemia ainda não havia chegado ao Brasil na época do primeiro vídeo, então fazia sentido afirmar que não havia motivos para alterar o ritmo de vida diário. O vídeo antigo que circula é de 30 de janeiro, quando a Itália tinha somente dois casos confirmados.

"A situação mudou drasticamente. E vai continuar mudando, pois a pandemia é dinâmica. Orientações antigas não servem para este momento."

"Não está mais na hora de dizer que estou levando vida normal, evidentemente. Eu tenho mais de 70 anos e estou bem resguardado mesmo. E é isso que as pessoas com mais de 60 anos de idade devem fazer", afirma o médico.

https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/22/drauzio-varella-faz-alerta-de-que-video-antigo-tem-sido-compartilhado-e-reforca-que-isolamento-e-o-recomendado-no-momento.ghtml