Cuidados com a água suja e com mau cheiro: infectologista dá dicas no 'É de Casa'
Médico mostra os cuidados com a água suja e com mau cheiro
Cuidados com a água suja e com mau cheiro: infectologista dá dicas no 'É de Casa'
No Rio de Janeiro, moradores foram surpreendidos pela alteração na coloração e aroma do líquido que saía das torneiras
Por Gshow — Rio de Janeiro
Médico mostra os cuidados com a água suja e com mau cheiro
[caption id="attachment_158531" align="alignleft" width="300"]
Infectologista explica como tratar a água em casa — Foto: Globo[/caption]
Os moradores do Rio de Janeiro foram surpreendidos pela água suja e com mau cheiro que começou a sair das torneiras de algumas casas nesta semana. O apresentador do É de Casa, Zeca Camargo, alertou para a questão, que levou muitas pessoas a comprarem água mineral com medo da qualidade do líquido para consumo. Uma alternativa à compra de água, ele ressaltou, é adotar algumas medidas caseiras para tratá-la, afinal, a água não pode ter nem cheiro, nem cor, nem sabor. O infectologista Edmilson Migowski deu dicas importantes e fáceis de executar. Confira no vídeo!
Filtrar a água em filtro de barro com vela de carvão ativado: "É o tipo de filtro mais recomendado pelos especialistas", ressaltou o médico.
Ferver a água por 15 a 20 minutos: "A fervura mata vírus, bactérias, fungos, protozoários e outros contaminantes biológicos", afirmou.
Oxigenar a água: "Para tirar o gosto metalizado da água depois de fervida, passe o líquido de um recipiente para o outro depois de fria", disse o infectologista.
Água do banho não tem nenhum problema, a não ser que sinta alguma coceira na pele ou nos olhos: "Se isso acontecer, o ideal é que evite o contato desta água com a mucosa dos olhos, da boca e do nariz", pontuou.
Limpar o filtro e a caixa d'água: "Esvazie a caixa d'água, retire a lama do fundo e aplique cloro ou água sanitária para limpar o recipiente. Depois, volte a abastecer com a água de melhor qualidade", complementou.
Zeca Camargo reforçou que a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro, a CEDAE, explicou que foi detectada a presença da substância Geosmina em amostras de água. A Geosmina é uma substância orgânica produzida por algas e que não representa nenhum risco à saúde da população, segundo a CEDAE.
"Os especialistas dizem que o que sujou a estação em Guandu, que abastece quase toda a cidade, é a poluição de alguns rios que desembocam no Guandu. A CEDAE informou que vai usar carvão ativado no tratamento da água para ter uma purificação melhor", destacou o apresentador.







Comentários