Cedro-CE: Com posto sem estrutura, médico atende pacientes em calçada
Secretaria de Saúde diz que reforma está em processo de licitação.
Um médico da cidade do Cedro, no interior do Ceará, improvisou um local de atendimento do lado de fora do posto de saúde do distrito de Candeias, na Zona Rural da cidade, em protesto pelas más condições da infraestrutura do posto. O doutor Rubens Júnior, servidor do Programa da Saúde da Família (PSF), pôs um birô na calçada do posto, onde os pacientes fazem fila por atendimento.
Segundo o médico, é "impossível" realizar o atendimento no interior do posto. "O local está abandonado e destruído, mas agora está sem luz em alguns salas, que não deixa a gente enxergar nada. É impossível fazer um atendimento adequado", diz o médico.
A Secretaria de Saúde do Cedro informou que tem conhecimento da situação do local. A secretaria deve enviar uma equipe ao local na segunda-feira (20) para fazer trabalhos paliativos de melhoria no local, como limpeza e instalação de novas lâmpadas. O governo municipal diz ainda que a reforma do local está em processo de licitação, mas ainda não há data definida para o início das obras.
O médico reclama ainda que a maior parte do equipamento do local está quebrado ou muito velho, inadequado para o uso em pacientes. Por conta da falta de equipamentos, Rubens Júnior diz que a maior parte dos atendimentos são apenas para receitar medicamentos.
Segundo a Secretaria de Saúde do Cedro, junto com o processo de reforma do local, em licitação, serão comprados também novos equipamentos para o posto de saúde municipal.
Comentários