Vacina contra vírus ebola pode ficar pronta em 2015

O diretor do departamento de imunização da OMS (Organização Mundial da Saúde), Jean-Marie Okwo Bélé, afirmou neste sábado (9) que uma vacina preventiva contra o vírus ebola pode ficar pronta em 2015. A declaração foi dada à rádio francesa RFI.

Segundo o especialista, dentro de um mês devem começar os testes do novo medicamento, que está sendo desenvolvido pela multinacional britânica GSK.

— O nosso objetivo é iniciar em setembro, primeiro nos Estados Unidos e depois em um país africano, já que é ali que temos os casos. Até o final do ano, poderemos ter os resultados, e tratando-se de uma urgência, podemos acelerar para ter a vacina à disposição ao longo de 2015.

Na próxima segunda-feira (11), um comitê da OMS formado por estudiosos de bioética e medicina se reunirá para discutir a utilização de remédios ainda em fase experimental para enfrentar a doença, como ocorreu no caso de um cidadão norte-americano infectado pelo vírus.

De acordo com Bélé, a vacina da GSK já foi testada com sucesso em animais. Segundo o último balanço da Organização Mundial da Saúde, que compilou dados até 6 de agosto, a epidemia já deixou 961 mortos. Os países atingidos até aqui são Guiné (367), Serra Leoa (298), Libéria (294) e Nigéria (2), todos na África Ocidental. Além disso, já foram registrados 1.779 casos.

Esse modelo molecular mostra partes dos vírus do Ebola que os cientistas estudam na tentativa de produzir medicamentos que reduzem a propagação da doença  BBC

alagoas24horas.com.br