SAÚDE PÚBLICA - HRN já registra 50 mil atendimentos

Sobral. Com um ano e meio de funcionamento, o Hospital Regional Norte (HRN) é hoje o maior hospital de alta complexidade do Interior do Norte e Nordeste, com 57.813,70 metros quadrados de área construída. Nesse primeiro ano, já foram cerca de 50 mil atendimentos emergenciais e sete mil cirurgias.

O HRN atende mais de 1,6 milhão de habitantes dos municípios de cinco regiões de saúde que formam a macrorregião Norte prestandoserviço público em sua totalidade, com diferentes especialidades, entre as quais, obstetrícia, pediatria, neonatologia, radiologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, cirurgia torácica, cirurgia neurológica e otorrinolaringologia.

Apresenta capacidade instalada de 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Adulto e Pediátrica, 17 salas cirúrgicas e 269 leitos de internação. Na assistência à saúde da mulher, apresenta um bloco específico, com Centro Cirúrgico Obstétrico, Centro de Parto Normal, Clínica Obstétrica e 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva e Intermediária Neonatal. Além disso, oferece serviços de Urgência / Emergência adulta e pediátrica e serviços de imagem intervencionista como endoscopia, colonoscopia, colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE), broncoscopia e neurorradiologia, como também exames de ressonância magnética, tomografia e ultrassom.

Doação de leite

Uma das ações mais recente do hospital está sendo a Campanha de Doação de Frascos para o armazenamento de leite humano, que tem apoio do Comitê Estadual de Banco de Leite, e mobiliza diversos setores do Hospital Regional Norte. Cerca de 149 frascos já foram coletados, e a maior orientação sobre esse material, segundo Samara Andrade, coordenadora do BLH do HRN, é que o recipiente "possua tampa plástica, a mesma dos frascos de café solúvel, material mais usado nesse tipo de trabalho. As tampas de ferro oxidam, inviabilizando o uso do material. E como possuímos essa demanda, os frascos tem grande rotatividade no setor, daí a importância da campanha para reforçar nosso estoque", disse.

O Centro de Estudos de Ensino e Pesquisa tem feito ampla divulgação entre estagiários, por meio das parcerias com o Instituto Superior de Teologia Aplicada (Faculdades INTA) e a Universidade Federal do Ceará (UFC). O Serviço Social do HRN, em seu trabalho de orientação, tanto aos pacientes, como aos acompanhantes, também tem buscado envolver a todos nessa relevante campanha.

O Banco de Leite Humano do HRN, em fase de completa instalação, tem coletado cerca de 5 litros de leite por mês, com uma média de 18 receptores do leite, já pasteurizado, a cada mês (processo realizado em Fortaleza pelo Hospital Cesar Carls).

O setor conta com equipe formada por biomédicos, nutricionistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atendem todos os dias, pessoas como Cleidiane Lima Pinheiro, moradora do município de Tianguá, a 88 quilômetros de Sobral. A dona de casa está com a filha recém-nascida, internada na UTI Neonatal, por conta de problemas respiratórios durante o parto.

Como o bebê tem sido alimentado a cada três horas, Cleidiane toma todos os cuidados durante a coleta do leite. "No início eu tinha um certo medo em fazer a ordenha, mas aos poucos, com ajuda do pessoal aqui do Banco de Leite, eu fui vendo o quanto isso tem ajudado não só a minha filha, mas a outras crianças que estão internadas aqui. Sem falar na orientação dada às mães sobre a importância do leite para a saúde dos nossos filhos", diz a dona de casa, que é uma das 5.276 mães atendidas pelo setor, desde o início dos trabalhos, em setembro de 2013. (JR)